PUBLICIDADE

Mulheres correspondem a 19% do efetivo da Segurança Pública em MT

PUBLICIDADE

A Segurança Pública de Mato Grosso possui, atualmente, 1.924 mulheres em seu quadro funcional. Esse número equivale a 19% do efetivo total do setor, que hoje é aproximadamente de dez mil profissionais. De acordo com a Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a Polícia Judiciária Civil é a instituição da segurança que possui o maior número de mulheres no quadro funcional, somando 896 servidoras. Desse total, 487 são investigadoras, 326 escrivãs e 46 delegadas.

Ainda, de acordo com a Superintendência, a Polícia Militar possui 629 policiais femininas, sendo que 388 delas são soldados, 82 cabos e 42 primeiro sargento. Tenente-coronel, major, capitão, primeiro e segundo tenente, aspirante e aluno oficial e segundo e terceiro sargento são outras patentes ocupadas por mulheres na Polícia Militar.

O setor informou ainda que 203 mulheres atuam na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Desse total, 68 são papiloscopistas, 32 peritas criminais oficiais e 21 técnicas em necropsia. Já o Corpo de Bombeiros possui 53 bombeiras. A maioria das mulheres da instituição ocupam o cargo de soldado, totalizando 26.

Na área administrativa, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) possui 143 mulheres. Para a superintendente de Gestão de Pessoas da Sesp, Tatiana Guedes, atualmente as mulheres estão mais capacitadas, o que permite com que elas ocupem cargos que até pouco tempo eram exercidas por homens. "As mulheres estão fazendo a diferença nessas funções".

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca que a cada ano o espaço da mulher na segurança pública está aumentando "dando a área um desenvolvimento intelectual e instintivo, muitas vezes sobrepondo a força".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre em violenta colisão de moto com poste em Mato Grosso

Luiz Eduardo Felizati Silva Santos, de 19 anos, morreu...

Apostador em Mato Grosso ganha prêmio na Quina

A aposta de Tangará da Serra (253 km de...

Mulher é socorrida em estado gravíssimo após acidente entre motos em Sinop

O acidente entre duas motocicletas foi registrado, há pouco,...
PUBLICIDADE