PUBLICIDADE

Tribunal aprova aumento de indenização para agentes da Justiça Comunitária

PUBLICIDADE

O pleno do Tribunal de Justiça aprovou o aumento da indenização paga aos agentes que trabalham na Justiça Comunitária do Estado. O valor de R$ 200 subiu para R$ 500, para compensar as perdas inflacionárias ocorridas desde o ano da criação da verba (2004), quando o projeto foi instituído no Estado.

Os desembargadores aprovaram também o aumento do número de agentes, de 100 para 200. “Nessa gestão do presidente Orlando Perri a Justiça Comunitária ganhou evidência e apoio. Este aumento é fundamental, pois estimula os agentes a trabalharem”, destaca a coordenadora da Justiça Comunitária, juíza Gleide Bispo Santos.

Conforme ela, com o aumento da indenização e do número de agentes será possível exigir mais trabalho da equipe. Com mais agentes a expectativa é levar o projeto a outras comarcas do Estado. Atualmente a Justiça Comunitária está presente em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães e Lucas do Rio Verde.

Como o processo seletivo já foi realizado, em janeiro os 100 novos agentes serão chamados. Todos irão passar por uma capacitação, para só depois passar a atuar junto à comunidade.

O presidente foi o relator da proposta. “Nesse projeto, o agente comunitário assume fulcral importância, eis que tem a nobre função de estreitar as relações entre o Poder Judiciário e os jurisdicionados, promovendo a democratização da justiça e a pacificação social através de técnicas de mediação e conciliação”, destaca Perri em seu voto.

Ele ressalta ainda que o relatório geral das atividades da Justiça Comunitária, encaminhado à presidência, dá noção da relevância e eficácia dos trabalhos que os agentes comunitários têm apresentado ao Poder Judiciário, ajudando a solucionar problemas sociais que se arrastam há mais de 30 anos, como é o caso da regularização fundiária do bairro Osmar Cabral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE