PUBLICIDADE

Núcleo de Estudos da UFMT debate universo rural mato-grossense

PUBLICIDADE

Mato Grosso apresenta uma das maiores taxas de conflitos no campo. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2012 foram 23 conflitos e, em 2013, 33. Diante de um complexo cenário socioeconômico, o Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade Federal de Mato Grosso (NERU-UFMT) reúne pesquisadores, movimentos sociais e profissionais de diferentes ruralidades para debater “O universo rural mato-grossense na sua diversidade: Interpretações, Práticas, Políticas e Conflitos Socioambientais”. O seminário acontece entre os dias 9 e 12 dezembro, no auditório da Economia, no campus de Cuiabá, e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo blog http://neruufmt.blogspot.com.br/.

Os números crescentes de conflitos rurais são expressivos de um contexto que deve ser amplamente discutido na universidade e junto dos movimentos sociais. O objetivo do evento é debater e aprimorar as pesquisas sobre processos sociais de forma multidisciplinar e ainda oferecer espaço de discussão e articulação aos envolvidos movimentos sociais.

A programação contará com oito mesas redondas, em que expositores convidados apresentarão os temas: Territórios e Identidades: populações tradicionais, quilombolas e indígenas; Perspectivas e debates sobre os contextos rurais; a luta pela terras ancestrais, saberes da população tradicional e a cultura popular; gênero, geração e políticas públicos dos contextos rurais. Haverá uma Conferência de Abertura e três palestras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Sinop convoca mais 167 aprovados em concurso

A prefeitura de Sinop iniciou esta semana a convocação...

Mãe e filha que morreram em grave acidente são sepultadas em Juína

Os corpos de Valdinéia Luzia Custódio Paes, de 37...

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...
PUBLICIDADE