PUBLICIDADE

Juiz de MT detalha competências do Judiciário na socioeducação

PUBLICIDADE

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Antônio Veloso Peleja Junior ministrou a palestra Socioeducação: competências do Judiciário no Estado Democrático de Direito, a mais de 400 participantes, entre magistrados, promotores e defensores públicos, advogados, psicólogos e estudantes de Direito, do II Congresso Estadual do Adolescente e a Socioeducação, realizado pelo Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho (RO) e a Escola da Magistratura (Emeron).
 
Peleja expôs considerações sobre os Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, a doutrina da proteção integral com foco no Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase), a “judicialização da infância”, bem como experiências pessoais quando ainda era responsável pelas Varas da Infância e Juventude nas Comarcas de Alta Floresta, Barra do Garças e Cuiabá. Ele também abordou dados nacionais, legislação específica, jurisprudência e pesquisas acerca do adolescente em conflito com a lei.
 
“As dificuldades encontradas nos Sistemas Socioeducativos do país são comuns, com a mesma carência e falta de investimento, mas com grande labor dos profissionais que lidam com essa realidade. Contrastamos a realidade do ser com a necessidade de construção de um dever ser, no intuito da efetivação dos Direitos Humanos da criança e do adolescente, para que deixem de ser mera promessa na Carta Constitucional e nas leis“, ponderou o magistrado.
 
O evento que terminou nesta sexta-feira teve a participação de adolescentes representantes da Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei (Renad), houve ainda a entrega de prêmios e certificados aos ganhadores do concurso de fotografia.
 
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: aprovada mudança no ISS sobre cartórios que pode evitar perda de receita

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Sepultada em Sinop mulher que morreu em colisão entre motos em rodovia

Merys Almeida Pereira, de 36 anos, foi sepultada, ontem,...

Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, foi...
PUBLICIDADE