
O diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Juliano Hendrigo Bordoni Manzeppi, explicou ao Só Notícias, que os primeiros bairros atendidos foram Jaime Seiti Fujii e Parque das Américas. Foram instaladas 340 unidades de contêiners, sendo160 para o lixo úmido e 170 para o reciclável.
O trabalho inclui campanhas de orientação e incentivo a separação do material, instalação de contêineres nas ruas, em substituição as lixeiras e a coleta mecanizada. O projeto agora deve atender os bairros Veneza, Cerrado e Primaveras. “Mas a meta do prefeito é expandir o sistema para todo o município nos próximos dois anos”, destaca Manzeppi.
O lixo reciclável é encaminhado ao Ecoponto (centro de triagem de materiais recicláveis), onde trabalham várias famílias. Recentemente, o município realizou investimento de R$ 300 mil na compra de máquinas que serão utilizadas para o funcionamento do centro.
Foram adquiridas uma prensa, empilhadeira e uma esteira que serão utilizadas pelas famílias no trabalho de separação e acondicionamento dos materiais reciclaveis. O Ecoponto funciona no Bairro Industrial. Auxilia as famílias -que vivem da venda de resíduos- oferecendo um local adequado para classificar o material, enfardar, comercializar e obter renda.


