sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Comissão fundiária se reúne para implantar associação de moradores em Sinop

PUBLICIDADE

Foi para decidir sobre a criação de uma associação de moradores da rua Airton Senna, do bairro Menino Jesus, que membros da comissão de regularização fundiária rural e urbana se reuniram, na última terça-feira (21). O encontro aconteceu na câmara e reuniu representantes do Legislativo, Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sinop, Secretaria de Meio Ambiente e loteadores.

Segundo o presidente da comissão de regularização fundiária, criada pela Câmara, Carlão Coca Cola, a formação da associação serve para que os moradores da rua Airton Senna, possam receber documentos que comprovem o domínio dos lotes.

“Essa associação irá receber como doação, do primeiro dono da área onde o loteamento foi feito, toda a documentação referente a área e ela irá repassar os lotes documentados para os seus donos”, explicou Carlão lembrando que os moradores lutam há anos para ter em mãos a documentação que prove que são proprietários de fato dos seus terrenos. “Essa mesma medida (criação da associação) foi feita no loteamento Morada do Ouro e está quase tudo pronto. Falta apenas a Justiça e o Ministério Público darem o aval e os moradores receberem as escrituras (dos lotes)”.

Carlão disse que uma reunião com moradores da rua Airton Senna será marcada para definir a criação da associação para que a regularização do loteamento seja efetivada. “O que nós queremos é que o morador tenha o domínio de fato do lote. Que amanhã ou depois ele possa ir na Caixa Econômica e fazer um financiamento, pois ele é o dono do terreno. Esse é o objetivo da Câmara”, destacou.

A comissão de regularização fundiária da Câmara foi criada no ano passado com objetivo de regularizar 17 loteamentos irregulares no município. Hoje, esse número passa dos 26 e, de acordo com o presidente, a maioria está prestes a ser reconhecida.

“Como são loteamentos criados antes da lei que exige toda a infraestrutura (iluminação, asfalto, rede de água tratada), são da década de 80, assim que a Justiça der o aval eles estarão automaticamente reconhecidos e o Poder Público poderá assumir e investir em infraestrutura como asfalto, água tratada, enfim, vai poder aplicar o dinheiro público”, explicou.

Foi a partir da comissão da câmara que a comissão de regularização fundiária rural e urbana surgiu para tratar do todo processo de legalização dos bairros criados e que ainda esperam o reconhecimento público.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE