PUBLICIDADE

Inflação registra leve alta em setembro em Sinop

PUBLICIDADE

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação, voltou a subir em setembro, após registrar deflação em agosto. No último mês, o custo de vida no município subiu 0,45%, em contraste com a queda de -0,08% do mês anterior. Os dados são do Centro de Estudos Socioeconômicos (Cise) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e mostram que o IPC de Sinop acumula uma elevação de 3,97% este ano e 4,66% no acumulado dos últimos 12 meses.

De acordo com os economistas, o resultado era esperado em virtude dos ajustes de preços esperados para o período. “Tal cenário reflete as condições do país que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou uma inflação de 0,57% em setembro, acima, inclusive, do valor esperado”.

Um dos principais itens a puxar a inflação foi “alimentação”, que teve variação de 0,22% em comparação ao mês anterior. O item tem peso significativo na composição do índice. “Habitação” também teve aumento de 0,90% que decorreu principalmente, segundo o Cise, “da elevação no preço da mão de obra do setor da construção, que subiu 15,38%”. Em “Saúde e demais cuidados pessoais”, a inflação foi de 1,48%. Os demais itens não apresentaram variações significativas.

O IPC-Sinop acompanha o comportamento dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores sinopenses. O índice mede a inflação nos produtos que as famílias com rendimento entre 1 e 40 salários mínimos costumam consumir.

Os dados foram apresentados na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, parceira do Cise.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico, ontem,...

Carro capota após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo a Fiat Strada prata e o...
PUBLICIDADE