
De acordo com o comandante, Sinop terá muito a ganhar quando as instalações estiverem em funcionamento. “Vamos oferecer cursos de qualificação na área de navegação e licenciamento para embarcações. Também ajudaremos a proteger Sinop, que será uma cidade mais segura e atrairá mais visitantes”.
Após a instalação, cerca de dez militares trabalharão na agência. Os militares encaminharam ofício aos deputados e senadores eleitos para que consigam aprovar uma emenda parlamentar de liberação dos recursos. Eles também pediram apoio financeiro para implantação de mais duas agências, sendo uma em Alta Floresta e outra em Juruena. “Precisamos fazer um trabalho com os parlamentares para conseguirmos esta verba para a Marinha. Já fizemos a doação dos terrenos e agora o trabalho será junto com a bancada federal”, afirmou Ademir Bortoli.
A Marinha irá construir, além da agência, que ficará em uma área atrás da escola municipal Sadao Watanabe, na rua das Orquídeas, no bairro Jardim Primaveras, também um alojamento para os futuros funcionários. O terreno fica aos fundos do bairro Vitória Régia.
Conforme Só Notícias já informou, o objetivo da implantação da unidade é ampliar a segurança do tráfego aquaviário na região Norte, principalmente, nos rios Teles Pires e Verde. A Marinha em Sinop irá abranger os municípios de Cláudia, Nova Mutum, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Ubiratã.
Atualmente, além da capital, somente o município de Cáceres possui agência fluvial.



