PUBLICIDADE

Especialistas detalham em Mato Grosso normativas para empresas sobre segurança no trabalho

PUBLICIDADE

Normas regulamentadoras, como a NR 12 e a NR 36, que dizem respeito ao uso de máquinas e exigências do setor frigorífico, estão na pauta de discussões da 2ª edição do Protege – Seminário de Saúde e Segurança do trabalho, que será dias 16 e 17, em Cuiabá, com objetivo de contribuir para a redução dos riscos à saúde do trabalhador, promover a atualização profissional de técnicos e engenheiros de segurança no trabalho, enfermeiros, médicos que atuam na área ocupacional e outros profissionais e estudantes envolvidos com o tema.

Para debater estes temas, foram convidados o engenheiro de segurança do trabalho, Moacir Ciriguelle, que abordará sobre a NR 36, normativa referente ao segmento frigorífico, elaborada pelo governo federal com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trabalho.  Ela enumera 15 itens principais, que vão desde mobiliário e postos de trabalho até informações e treinamentos em saúde e segurança no trabalho, estabelecendo os requisitos mínimos para avaliar, controlar e monitorar os riscos na atividade. Ciriguelle, é também engenheiro ambiental, especialista em gestão da qualidade e produtividade, autor do livro comentado da NR-36.

O engenheiro eletricista, Rafael Francisco Bueno, que debaterá sobre a NR 12 e aplicabilidade que define requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Bueno é gerente de contas de uma empresa para a região Centro Oeste, com experiência na área de mineração. É formado pela Faculdade de Engenharia Industrial, com vários cursos de especialização no Brasil, EUA, Canadá e Peru e com mais de 8 anos de experiência no mercado de automação industrial.

O texto da NR 12 sofreu alterações com o foco de reduzir os acidentes com trabalhadores no uso de máquinas e equipamentos. As exigências vão desde construção, transporte, montagem e instalação das máquinas até ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte de cada equipamento. A norma estabelece também a necessidade de informação e capacitação dos trabalhadores com atualização contínua, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE