Uma operação realizada pela Cemat encontrou 17 “gatos” em redes de energia elétrica em casas de alto padrão em Rondonópolis. A ação foi deflagrada, ontem, e envolveu 15 equipes da concessionária que constataram as irregularidades. De acordo com o gerente de Medição e Combate a Perdas, Marcelo Onoe, as irregularidades mais encontradas durante a operação foram ligação direta e fraude no medidor. “Tivemos 13% de acerto em um total de 129 unidades consumidoras fiscalizadas. Esta é uma ação que visa conscientizar a população. É preciso mudar a realidade de furto de energia no Estado”.
Essa é a segunda operação intensiva realizada na cidade. Em maio deste ano, o foco das fiscalizações foram os motéis de Rondonópolis por conta do mês dos namorados. Dos 40 estabelecimentos checados, foram encontradas quatro unidades consumidoras com irregularidades. A pena para esse tipo de crime é de reclusão de quatro anos e pagamento de multa.
A Cemat executa operações especiais de combate ao furto de energia elétrica em bairros nobres desde o início do ano, em diversos municípios de Mato Grosso. Ao todo, mais de 240 irregularidades já foram encontradas. Além disso, a distribuidora realiza inspeções diariamente, em diversos pontos das cidades, mediante denúncia dos clientes ou identificação das equipes de campo.