sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo oferece vários serviços durante Dia Nacional do Idoso

PUBLICIDADE

Orientação jurídica, renegociação de dívidas e entrega de documentos como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG). Estes e outros serviços essenciais como aferição de pressão arterial, avaliação corporal e teste de glicemia serão disponibilizados no dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Idoso.

O evento, que será realizado na praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá, é promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e contará com um mutirão de serviços voltados exclusivamente para esta faixa etária.

O secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho lembrou que “o idoso tem um papel importante em todas as sociedades, onde muitos atuam como trabalhadores, voluntários e cuidadores, dentre outras funções. Com o aumento da população idosa, cresceram também seus desafios, tais como acesso à educação e saúde; combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos”.

A Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) é um dos diversos parceiros que participarão do evento, com a emissão de cartão para estacionamento e Cartão da Melhor Idade (serviço gratuito, sem restrições de créditos e que lhes garante entrar pela porta da frente dos veículos de transporte público municipal e intermunicipal).

De acordo com a secretária adjunta de Direitos Humanos em exercício, Maika Regiane Galvão, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fixou parceria com o Conselho Municipal e outras instituições, como a Defensoria Pública, para preparar 'Ato Público', onde serão entregues documentos com propostas de implementação das políticas de atendimento a população idosa no Estado.

“Esse evento objetiva a valorização da pessoa idosa, buscando-lhes a concretização dos seus direitos, especialmente, o de viver com dignidade. Precisamos proporcionar o resgate da autoestima e o entusiasmo pela vida, desmistificando a concepção negativa de velhice”, destacou Maika Galvão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ciclista é atropelada por carreta e morre em Sinop

Uma mulher morreu após ser atropelada por uma carreta...

Sinop registrou a maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...
PUBLICIDADE