PUBLICIDADE

Mato Grosso cumpre metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

PUBLICIDADE

Há menos de um ano para terminar o prazo estipulado (2015) pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que o Brasil e o mundo atinjam os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM),  Mato Grosso desponta como uma das unidades da federação que caminha a passos largos, através do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, para atingir as metas estabelecidas.

São os objetivos do Milênio: acabar com a Fome e a Miséria; Educação Básica de Qualidade para Todos; Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher; Redução da Mortalidade Infantil; Melhorar a Saúde das Gestantes; Combater a AIDS, a Malária e outras Doenças; Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.

Dados atualizados revelam que o cumprimento das metas  contidas em cada um dos Objetivos já é uma realidade em Mato Grosso, assim como acontece em todo o Brasil, uma referência da ONU a ser seguida na melhoria dos indicadores sociais e econômicos.

Mato Grosso alcançou do ano de 1991 a 2012, índices sociais e econômicos considerados salutares. Por exemplo, na meta de reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza, o estado alcançou 90,9%  no período de 2000/2010, segundo o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já de 1999 a 2012, segundo dados do DATASUS/SIAB, na meta de reduzir pela metade até 2015 a proporção da população que sofre de fome, numa escala que vai de zero a 200 por cento, o estado atingiu 186%.

Na meta de garantir que até o ano de 2015 todas as crianças terminem o Ensino Fundamental, o estado alcançou 79,6%, até o ano de 2010, diz o IBGE. Já no item de eliminar a disparidade entre sexos no Ensino Fundamental e Médio, até 2005, Mato Grosso atingiu o índice de 100% de 1990 a 2011, de acordo com DATASUS/SIM/SINASC.

Na área da Saúde, os índices de cumprimento das metas pelo estado de Mato Grosso também avançaram: a meta de reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade materna de crianças com menos de 5 anos, a taxa caiu para 45,1%, entre os anos de 1990 a 2011; até 2015, a meta é de reduzir em zero por cento a taxa de mortalidade materna e até a essa data, a meta é de ter começado ou revertido à propagação da HIV/AIDS em 100%.

Itens como a Promoção e Qualidade de Vida da População e Respeito ao Meio Ambiente, Mato Grosso tem muito a comemorar. De 1991 a 2010, ocorreu uma redução de 62,3% de moradores sem água potável, ou seja, houve um alcance de 124,5% da população mato-grossense, numa escala de zero a 200%, com água própria para beber.

De 1991 a 2010, moradores sem acesso a esgoto adequado obtiveram um alcance de 27,4% contra 13,7% de redução. E até o ano de 2020, a meta de melhora na qualidade de vida das pessoas será de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados, segundo informações do IBGE.

Como se nota, Mato Grosso caminha a passos largos para atingir as metas estabelecidas nos ODM. Isto só está sendo possível em função do engajamento de organizações públicas, privadas e do terceiro setor e da participação ativa de voluntários que as representam. Somos mais de 100 organizações em todo o estado, que assinaram o Termo de Adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Adolescente em moto sofre fraturas expostas após colisão com carro em Sorriso

Um grave acidente envolvendo um motociclista de 17 anos...

Avião cai em Mato Grosso e piloto morre

Um acidente aéreo foi registrado esta noite em uma...
PUBLICIDADE