PUBLICIDADE

Alvará eletrônico será expandido para interior do Estado até dezembro

PUBLICIDADE

O programa Alvará Eletrônico utilizado para receber e pagar valores devidos nos processos em tramitação no Estado deverá ser utilizado por todas as comarcas a partir de dezembro deste ano. Em Cuiabá o sistema já funciona experimentalmente no Segundo Juizado Cível e na Sétima Vara Cível desde fevereiro deste ano. O sistema permite ao magistrado fazer a assinatura do alvará eletronicamente aumentando em 60% a rapidez da liberação do alvará.

Atualmente demora pelo menos cinco dias entre a emissão e a liberação do documento. A partir do uso do sistema será possível diminuir este tempo para dois dias.

De acordo com o juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, responsável pelo Segundo Juizado Cível de Cuiabá, antes de aderir ao Alvará Eletrônico o procedimento para liberação seguia um rito burocrático. A secretaria da vara enviava o alvará físico (papel) para o juiz, que autorizava e enviava novamente para o cartório. O escrivão recebia, selava e enviava para a Conta Única no TJMT via malote digital. Agora o cartório envia para o magistrado e ele mesmo já libera para o Tribunal.

“O sistema desburocratiza a liberação do alvará, tornado mais rápido o processo. Também traz mais segurança para todas as partes, pois estamos utilizando assinatura eletrônica. O programa também facilita em muito para as partes o recebimento dos valores já que diminuiu o tempo destinado às questões burocráticas”, explica o magistrado.

O Alvará Eletrônico está abrigado na Página do Poder Judiciário, no menu Depósitos Judiciais e é de livre para os advogados. Para acessar basta enviar uma solicitação para o e-mail [email protected]. No local os profissionais podem conferir o valor que existe no processo e também o andamento do alvará. O programa também pode ser acessado pelo celular.

Para que todos conheçam mais sobre o assunto, dois servidores do TJMT vão oferecer uma palestra em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, em Cuiabá, na próxima quarta-feira (10 de setembro), no auditório da OAB. O evento terá início às 9h e vai apresentar todas as funcionalidades do sistema, além de realizar o cadastramento dos advogados que estiverem no local. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita na hora. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Sorriso não fará queima de fogos e reforça cuidado com grupos sensíveis

A administração municipal informou, esta tarde, que não será...

Carro fica danificado ao atingir rotatória em Colíder

Um Hyundai HB20 branco se envolveu em acidente de...

Morre empresário pioneiro em Sinop que fundou diversos bairros

Faleceu, no início da tarde, o empresário Anésio Gonçalves...
PUBLICIDADE