Estudantes da rede estadual e municipal de ensino de Cuiabá e Várzea Grande irão conhecer, a partir do dia 15, a estrutura e o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A data marcará o início de um cronograma de visitas de pelo menos 20 escolas à central de emergência da segurança. Hoje, diretores, coordenadores e articuladores de escolas se reuniram coordenador do Ciosp, coronel PM Joelson Sampaio, para definir as ações que serão realizadas visando à conscientização dos estudantes quanto a prática do trote aos telefones de emergência da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Para iniciar esse processo de conscientização, os alunos irão percorrer a estrutura do Ciosp onde vão conhecer a sala de videomonitoramento, atendimento e despacho de ocorrências. No local terão contato com os atendentes e poderão perceber como é o passo a passo do atendimento de uma ocorrência de emergência. “É uma iniciativa que vai nos ajudar bastante. A partir dessas visitas os alunos terão noção de muita coisa, e poderão multiplicar o que irão conhecer com vizinhos, amigos e colegas da escola”, destacou a articuladora do projeto Mais Educação, Sandra Regina, da Escola Municipal São Sebastião, localizada próxima ao bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.
Segundo Sandra, na maioria das vezes, as crianças ao praticar o trote não têm noção das consequências que são acarretadas para a sociedade e para Segurança Pública. “Quando conhecerem o Ciosp tenho certeza que a visão delas vai mudar sobre a prática de trotes”, enfatizou.
Além do cronograma de visitas, representantes da Segurança Pública também irão às escolas para apresentar vídeo educativo e ministrar palestras aos alunos sobre as consequências da prática do trote.
Após a reunião, os diretores, coordenadores e articuladores conheceram as instalações do Ciosp, como a sala de videomonitoramento, sala de crise, sala cofre, atendimento e despacho, sala de treinamento e sala de descanso.