PUBLICIDADE

Gestores defendem solução conjunta para armazenar lixo de Cuiabá e Várzea Grande

PUBLICIDADE

Prefeitos e secretários das cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social da região do Vale do Rio Cuiabá debateram uma solução conjunta para acondicionar os resíduos sólidos. O secretário de Meio Ambiente da capital, José Roberto Stopa, apontou que é inviável para um pequeno município implantar seu próprio aterro sanitário, pois o custo é muito elevado, "maior até que o orçamento de alguns deles". Ele propôs que Cuiabá e Várzea Grande assumam a dianteira dentro do consórcio. “Hoje o problema do lixo não é o de transportar, mas sim acondicioná-lo na forma como prevê a legislação”, explicou ele. A proposta vai ser encaminhada, até o próximo dia 7, ao Ministério do Planejamento para que seja inserida no plano plurianual. Os gestores tentarão uma solução conjunta para que a maior parte do lixo tenha destinação correta. Este é um dos grandes desafios das atuais administrações.

A mobilidade urbana também foi debatida e é uma das principais demandas de Cuiabá. O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, apontou que é preciso, "com urgência" a construção de mais três viadutos nas avenidas República do Líbano, na saída para Chapada, Beira-Rio, na região da ponte Sérgio Motta e na Avenida Professora Edna Affi (das Torres), no Jardim Itália. Esses são, segundo Antenor, alguns dos pontos que causam transtorno no trânsito de Cuiabá.

Outra obra defendida para beneficiar a capital, Várzea Grande, Santo Antonio de Leverger e Chapada dos Guimarães é construir um rodoanel, por exemplo. O secretário fez questão de frisar que esses pedidos serão encaminhados ao governo federal. Sua viabilização depende muito de ações políticas e podem até não serem inseridas na peça orçamentária. “É nossa obrigação apresentarmos à União as necessidades que temos para sensibilizá-los”, acrescentou Antenor Figueiredo.

A informação é da assessoria da prefeitura cuiabana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE