PUBLICIDADE

Sinop: câmara entrega mais de 40 questionamentos para empresa sobre usina hidrelétrica

PUBLICIDADE

A comissão da câmara que faz acompanhamento para construção da Usina Hidrelétrica Sinop já entregou à Companhia Energética Sinop (CES) as perguntas feitas pela população durante a consulta pública sobre a implantação da usina. São mais de 40 questionamentos com dúvidas diversas sobre prazo das obras, abrangência de alagamento de áreas que hoje estão às margens do rio Teles Pires (fazendas, chácaras, sítios), valores de indenização, quando vai ser paga, critérios de avaliação das áreas, repovoamento de peixes, dentre outros. 

“Eles nos disseram que irão desenvolver uma cartilha com todas as informações possíveis sobre a construção da usina, desde obra, indenizações, alagamento, reassentamento, enfim, e vai ser uma forma de boa de explicar o que ainda não está esclarecido. Essas perguntas que nós entregamos a eles vão servir de base para que possam desenvolver um trabalho baseado naquilo que a população quer saber”, explicou o presidente da comissão, vereador Jonas Henrique de Lima. “Foi um trabalho positivo que a câmara fez fazendo essa consulta, pois foi uma forma de aproximar a população à empresa responsável”, avaliou.

O fórum da usina funcionará como um elo entre a empresa empreendedora e a população apontando todas as demandas dos municípios que estão área de abrangência do empreendimento. Além de Sinop, cidades como Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte também serão atingidas. O fórum é formado por representantes da Câmara de Sinop e demais municípios, CES, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Universidades Estadual (Unemat) e Federal (UFMT), sociedade civil organizada, movimentos sociais, além do Ministério público Federal (MPF) e a Defensoria Pública, que terão cadeiras no colegiado apenas como ouvintes.

A informação é da assessoria da câmara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE