PUBLICIDADE

Juizado Especial Itinerante realiza 300 atendimentos no primeiro semestre

PUBLICIDADE

O Juizado Especial Itinerante (JEI) atendeu cerca de 300 pessoas no primeiro semestre deste ano. O serviço foi retomado em março e passou por Acorizal e Nossa Senhora do Livramento e, ainda, pelos distritos Passagem da Conceição, Capão Grande, Bonsucesso, Nossa Senhora da Guia, localizados na Baixada Cuiabana.

O juiz Emerson Cajango, um dos responsáveis pelo JEI, avalia positivamente o resultado e garante que essa é a nova cara da Justiça de Mato Grosso. “Existe uma ideia muito equivocada de que o juiz é um ser distante da população, então nós estamos revertendo essa imagem de forma que, se a população não vem ao Judiciário, o Judiciário vai até a população”, afirma.

O magistrado explica que o juizado é responsável por receber causas de até 40 salários mínimos relacionadas ao direito do consumidor e direito cível. No entanto, o JEI tem orientado e encaminhado os cidadãos que buscam o reconhecimento de paternidade. “Caso a população chegue com uma reclamação que não seja da alçada do juizado, mesmo assim orientamos e fazemos o encaminhamento necessário”, reforça.

Os atendimentos do JEI são feitos dentro de um ônibus equipado com computadores, impressoras, mesas, cadeiras e ar condicionado, além de equipe formada por juiz, conciliadores, assessores e assistentes. A princípio busca-se a conciliação, quando ela não é obtida, passa-se para fase de instrução do processo. “Nessas situações, a equipe retorna até o local para realizar a audiência de instrução, o que vai acontecer neste segundo semestre”, esclarece.

Novos atendimentos – para ampliar ainda mais o alcance da população, o juiz Emerson Cajango conta que o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais aprovou proposta que prevê atendimentos em outros municípios e distritos de todo o Estado, já que a lei de criação do JEI determina que o serviço seja prestado somente na Baixada Cuiabana. “Queremos que todos tenham acesso à Justiça”, pondera.

Embora a medida ainda precise ser aprovada pelo Conselho da Magistratura, dois novos distritos receberão o Juizado Especial Itinerante neste semestre, são eles Rio da Casca e Água Fria, ambos próximos a Chapada dos Guimarães.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Alta Floresta sedia festival com programação cultural neste sábado

Alta Floresta recebe, neste sábado, das 13h às 20h,...

Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio...
PUBLICIDADE