PUBLICIDADE

Reeducandas de Colíder aprendem artesanato e buscam carteira profissional

PUBLICIDADE

Com aulas de artesanato e costura, as reeducandas da cadeia feminina de Colíder se preparam para entrar no mercado de trabalho quando conquistarem a liberdade. Das 57 internas, oito se dedicam ao trabalho artesanal e já comemoram a possibilidade de conseguir a Carteira de Trabalho do Artesão.

De acordo com o diretor da unidade, Júlio Cezar Pereira, o documento dará a elas o benefício de ter isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Estamos atrás dos últimos documentos das reeducandas para conseguir fazer a carteira. Quando elas saírem daqui poderão começar uma nova vida”, explicou.

A iniciativa, que funciona como terapia ocupacional e remissão de pena, tem ensinado técnicas de costura, bordado e confecção de peças artesanais, além da oportunidade de se profissionalizar. Das mãos das reeducandas saem tapetes de crochê e de malha, bolsas, bonecas e chinelos bordados que são expostos nas feiras da cidade. Além das exposições, as reeducandas também fazem peças sob encomenda.

Há quatro meses o projeto foi retomado na cadeia e já mostra resultados. “Elas estão mais tranquilas. Não tivemos grandes problemas depois que o curso começou. Elas já estão animadas com a possibilidade de diminuir a pena e ainda ganhar uma profissão”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa sobre a qualidade do ar em MT indica poluição elevada em Sinop e mais 14 cidades

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Climatologia detalhou...

Sorriso: caminhonete é parcialmente destruída em incêndio

O incêndio em uma caminhonete (marca e modelo não...

Caminhonete capota e motorista morre em Nova Mutum

O acidente com uma Toyota Hilux preta ocorreu, ontem...
PUBLICIDADE