PUBLICIDADE

Nortão: justiça impede que empresa venda área por preço exorbitante

PUBLICIDADE

A juíza da Sexta Vara da Comarca de Alta Floresta, Milena Ramos Lima e Souza Paro, determinou o cumprimento de liminar que impede uma empresa de vender área arrematada a preço exorbitante para moradores da cidade de Carlinda. A empresa arrematou, após desapropriação, área de 1.546.116 m² pelo valor de R$ 351.223,21, em virtude da ação de falência da Cooperativa Agrícola Cotia. No entanto, a empresa pretendia alienar os lotes que compõem a área aos populares daquele local – que já possuíam os lotes há vários anos – por preços infinitamente superiores ao montante pelo qual o arrematou.

A ação civil pública foi proposta pela Defensoria Pública, que tem como intenção garantir aos munícipes de Carlinda o direito à moradia, assegurado no artigo 6° da Constituição Federal. Ressalta-se ainda nos autos que o processo de desapropriação não foi concluído, uma vez que o pagamento da indenização ainda não fora realizado.

No entendimento da magistrada, “há fortes indícios quanto à pretensão da requerida de alienar a área que arrematou judicialmente, apesar de ser objeto de desapropriação para atender aos interesses sociais e de ser ocupada por centenas de famílias. Por isso, mostra-se essencial a ordem de abstenção da alienação do bem, a fim de evitar possível enriquecimento ilícito e garantir o direito à moradia dos munícipes”.

Além do acolhimento do pedido de liminar, a juíza determinou que fosse feita a inscrição da inalienabilidade e de impossibilidade de desmembramento do bem na matricula do imóvel; que o município de Carlinda realize audiências públicas no prazo de 45 dias para colher a vontade popular em finalizar ou dar prosseguimento à desapropriação; e que seja fixada multa no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

(Atualizada às 14h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros resgatam gambá que subiu em portão de residência em Mato Grosso

Uma equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi...

Hospital Veterinário da UFMT abre vagas para residência em duas áreas

O Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato...
PUBLICIDADE