PUBLICIDADE

Ferramenta agiliza expedição de documentos na justiça em MT

PUBLICIDADE

O Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), ligado à Corregedoria-Geral da Justiça, disponibilizou uma nova ferramenta no sistema de gestão processual Apolo que simplifica e agiliza os procedimentos de expedição de documentos. A partir da próxima segunda-feira (31), ela vai ser utilizada em forma de projeto piloto nas secretarias das Varas Especializadas de Fazenda Pública das Comarcas de Entrância Especial (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis). O período de testes nservirá para o aprimoramento da nova funcionalidade.

São diversas vantagens em relação aos procedimentos utilizados hoje pelos servidores, explicam as analistas judiciárias Meire Rocha do Nascimento e Ana Flávia de Barros, ambas do Dapi. “Para expedir documentos, às vezes eram necessários até 32 passos. Agora tudo ficou muito mais simplificado”, enfatiza Meire sobre a ferramenta que racionaliza os procedimentos do sistema Apolo, tornando mais ágil a prestação jurisdicional.

“Agora o tipo de formulário para expedição estará vinculado com a classe processual. Isso facilita a busca para quem faz a expedição e reduz a possibilidade de erros”, explica Meire. Segundo ela, esse tipo de expedição vai usar a base de dados que existe no Apolo em relação aos cadastros, entre eles os de endereço. Além de ter mais opções para poder ‘navegar’ dentro do processo, o servidor também não vai mais precisar fazer a formatação do documento no Word, pois o mesmo já ficará pronto na versão PDF.  

Outra vantagem enumerada pela analista responsável pelos testes e aprimoramento dessa funcionalidade é a possibilidade de inserção automática das zonas para cumprimento dos mandados pelos oficiais de justiça das Centrais de Mandados. “Isso representa otimização do tempo e da mão de obra dos servidores”. Já o gestor da vara será beneficiado pela redução do tempo necessário para a conferência dos documentos expedidos.

A analista Ana Flávia ressalta que, além do ganho de tempo e redução da possibilidade de erros, futuramente o Dapi vai lançar uma ferramenta que permitirá a expedição de documentos em série. “As partes e os advogados vão perceber muito mais celeridade na prestação jurisdicional, pois o lapso temporal vai diminuir nas varas onde há acúmulo de processos aguardando a expedição de documentos”.

As próximas varas a terem implementada essa ferramenta serão as Varas Criminais da Capital e as de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher das Comarcas de Entrância Especial.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre homem internado após consumir bebida adulterada em festa em Mato Grosso

Um homem de 33 anos, natural de Nova Brasilândia,...

Sistema Fiemt nova unidade do Senai no Nortão, com investimento de R$ 11 milhões

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, esteve em...

IFMT anuncia ampliação do programa Solo Vivo

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou...

Governo de MT lança guia de integridade nas contratações públicas

O governo de Mato Grosso lança, nesta terça-feira, o...
PUBLICIDADE