PUBLICIDADE

Sintep participa de discussões sobre MT Prev e quer mudanças

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) discutiu juntamente com o Fórum Sindical do Estado de Mato Grosso, a retirada da Assembleia Legislativa do projeto de Lei que cria um novo fundo previdenciário, o MT Prev. O Sintep e os outros sindicatos exigem a retirada porque o novo fundo não terá paridade em sua gestão, além de não informar os valores recolhidos separadamente por servidor e ter um custo de 2% do arrecado por mês para a administração.

Na última quarta-feira, os sindicatos se reuniram com o deputado Alexandre César, que é relator do projeto. O deputado se comprometeu a não deixar que o projeto seja encaminhado para a votação sem que haja um consenso entre os servidores e que as inconsistências sejam esclarecidas.

Porém, esse não é desejo dos servidores, que lutam junto aos deputados para que o projeto seja retirado de pauta. A exigência do governo é que o projeto seja votado até o dia 15 de março, o que pode acontecer se o projeto não for retirado da casa de leis.

Entre os problemas apontados pelos sindicatos está o não cumprimento da legislação federal. O Sintep exige o cumprimento do artigo 10 da Constituição Federal, que assegura a participação dos trabalhadores nos colegiados de órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciário sejam discutidos, porém, no novo plano de previdência, não haverá paridade nas votações, pois serão 6 representantes do governo contra 3 dos trabalhadores, o que não permite a participação plena dos trabalhadores.

"Sabemos que o Governo tem até junho para realizar as mudanças previdenciárias exigidas pela União e não podemos aceitar que um novo fundo de previdência em que os servidores não terão garantia de receber a sua aposentadoria. Como hoje não é detalhada a contribuição por servidor, o trabalhador precisa comprovar que contribuiu para poder se aposentar", enfatiza o secretário de finanças do Sintep, Orlando Francisco.

Desde 2013, os sindicatos pediram ao Governo que encaminhasse informações mais detalhadas sobre o MT Prev, mas não foram atendidos. O Sintep/MT alerta que caso o projeto não seja retirado, os servidores podem novamente ter seu fundo previdenciário negligenciado e utilizado para outros pagamentos.

O Fórum Sindical convoca todos os servidores a participar da Assembleia Geral na próxima terça-feira (11) para discutir a criação do MT Prev. A reunião acontece às 15 horas no ginásio de esportes Verdinho, na avenida do CPA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste...

Artesanatos produzidos em MT são expostos em maior feira da América Latina

Com uma diversidade de técnicas, materiais e identidades culturais,...

Bombeiros localizam corpos de dois homens e uma criança que se afogaram em rio no MT

Militares dos bombeiros encontraram, ontem, os corpos de Lucas...

Piloto de motocross que sofreu queda morre após uma semana internado em Sorriso

O piloto Welliton Dias da Silva, conhecido como 'Branco'...
PUBLICIDADE