PUBLICIDADE

Como esperado, Oscar coroa ’12 Anos de Escravidão’

PUBLICIDADE

E, afinal, ficou tudo dentro do script no Oscar 2014. Alfonso Cuarón e Steve McQueen dividiram os prêmios de direção, por Gravidade, e filme, por 12 Anos de Escravidão. Cate Blanchett foi melhor atriz, por Blue Jasmine; Matthew McConaughey, melhor ator, por Clube de Compras Dallas.

Foi um ano em que adivinhar quais seriam os vencedores não era exatamente um desafio, bastava seguir os indicadores. E embora essa divisão filme/diretor não seja nunca ideal, o prêmio de direção consagra o que Gravidade tem de melhor. Da mesma forma, seria insultoso se um filme como 12 Anos não ganhasse. Nunca houve um filme sobre escravidão como este. Baseado na historia real, e documentada, de Salomon Northup, Steve McQueen avança em relação a outros filmes que, nos últimos anos, têm feito a revisão de um dos períodos mais obscuros e conturbados da história dos EUA.

McQueen, no seu agradecimento, disse que a escravidão não é só uma chaga histórica. Em 2014, milhões de pessoas seguem em regime de servidão em todo o mundo. Alguns críticos já caíram matando em 12 Anos porque seria 'acadêmico'. Pictoricamente, McQueen, um artista visual, e seu fotógrafo inspiraram-se nos claros e escuros de Rembrandt. Um academicismo assim cai muito bem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo desembargador é empossado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso

O advogado Ricardo Gomes Almeida foi empossado desembargador do...

Unemat abre inscrições para 80 vagas remanescentes em Sinop

Estão abertas as inscrições até dia 28 deste mês...

Restaurante popular de Sinop deve ampliar número de refeições diárias

A prefeitura informou, hoje, que estuda ampliar em 50% o número...
PUBLICIDADE