
Na vizinha Várzea Grande, o deficit habitacional está estimado em 13 mil moradias, afirma o secretário municipal de Habitação, Tarciso Bassan. Em média, são atendidas diariamente cerca de 1,5 mil pessoas interessadas em se cadastrar para o programa Minha Casa Minha Vida, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Um planejamento realizado pelo prefeitura prevê superar esse número no prazo de 10 anos.
“O deficit é dinâmico porque acompanha o crescimento da população, mas se conseguirmos manter o planejamento, ele estará superado até 2025”.
Ainda este ano serão construídas 2,7 mil casas no município. Recentemente foram entregues 911 moradias à população várzeagrandense, afirma o secretário. Já em Rondonópolis, estão aprovadas pelo convênio com o governo do Estado cerca de 6 mil residências, segundo informações da assessoria da prefeitura. Dentre os 141 municípios mato-grossenses, 117 receberão novas residências em 2014 pelo programa. Na maioria deles, a média é de 50 moradias.
O programa. O Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal que tem transforma- do o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Na pri- meira fase foram contratadas cerca de 1 milhão de mora- dias. Após esse sucesso, o Programa Minha Casa Minha Vida pretende construir na 2a fase, 2 milhões de casas e apartamentos até o fim deste ano 2014. Há facilidades para quem tem renda bruta de até R$ 5 mil, como des- contos e subsídios.


