PUBLICIDADE

Sinop: palestra sobre Revisão Precária e Sumária acontece no dia 31

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) confirmou para o dia 31 de janeiro, em Sinop, o primeiro evento do ano sobre a Revisão Precária e Sumária de Lançamento Tributário. A palestra será realizada às 14h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, pelo agente de Tributos Estaduais Alessandro Peracchia Machado.

A iniciativa visa fortalecer a parceria de trabalho entre o Estado, contabilistas e contribuintes, em prol da melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão mato-grossense. A organização da palestra está a cargo da Agência Fazendária de Sinop (AFSIN), da Gerência Regional de Serviço e Atendimento Norte (GRSAN), e da Superintendência de Atendimento ao Contribuinte (SUAC).

A Revisão Precária e Sumária trata-se de uma nova ferramenta para solicitar a impugnação de lançamentos efetuados pelo Fisco estadual. Na prática, o contador da empresa poderá, ele mesmo, cancelar um lançamento fiscal, desde que não ultrapasse o limite de a 20 Unidades Padrão Fiscal (UPF-MT) por mês. Todo o procedimento está disciplinado na Portaria nº 88/13.

Segundo o superintendente da SUAC, José de Carvalho Mazini, é uma ferramenta que faz parte do processo de simplificação do Fisco. "Deve ser utilizada quando o contribuinte não concorda com o lançamento da Sefaz. Ao invés de entrar com processo administrativo, via e-Process, ele deverá informar o crédito deste lançamento em sua Escrituração Fiscal Digital (EFD). O crédito será aceito automaticamente, porém, nós possuímos até cinco anos para sua homologação", explicou Mazini.

A Sefaz ressalta aos contribuintes que lançamentos oriundos de Termo de Intimação (TI), Avisos de Cobrança, Notificação de Auto de Infração (NAI), e Termo de Apreensão e Depósito (TAD), não podem utilizar a nova ferramenta para pedido de impugnação. Para estes lançamentos de ação fiscal, o contribuinte deve utilizar o processo administrativo via e-Process para formalizar o pedido de revisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato-grossense fatura R$ 125 mil na loteria

O apostador de Cuiabá foi premiado, ontem à noite,...

Lucas do Rio Verde terá radares em mais de 25 pontos

A prefeitura confirmou a abertura de pregão eletrônico visando...

Colisão entre motos deixa mulher ferida em Sinop

Um acidente entre duas motos na Estrada Adalgisa deixou...

Ministério Público instaura inquérito para apurar riscos na Usina Hidrelétrica de Colíder

O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça...
PUBLICIDADE