PUBLICIDADE

Demanda do MPE na área da saúde aumenta 35% em 2013

PUBLICIDADE

Com um acréscimo de aproximadamente 35%, se comparado a 2012, o Ministério Público Estadual encerrou 2013 com mais de 1,2 mil ações judiciais propostas para atender demandas na área da saúde em Mato Grosso. Desse montante, 99% obtiveram decisões favoráveis para concessão de medicamentos, disponibilização de vagas em UTIs e realização de exames, cirurgias e internações.

Apesar do alto índice de sucesso das demandas apresentadas ao Judiciário, o assunto preocupa o Ministério Público que busca alternativas para reduzir a “judicialização” nesta área. O tema foi amplamente discutido em Cuiabá, no dia 18 de novembro, durante seminário promovido pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor.

A falta de hospitais e irregularidades nos repasses de recursos aos municípios também constaram na lista de atuação do Ministério Público. Em Sinop, o funcionamento do hospital municipal somente foi efetivado após a Justiça acatar pedido efetuado pela promotora de Justiça Audrey Illity e determinar o bloqueio das verbas destinadas ao prefeito para divulgação e publicidade, no montante de R$ 9,5 milhões.

Já em Rondonópolis, após várias intervenções dos promotores de Justiça Ari Madeira Costa e Marcelo Domingos Mansour, o Governo do estado expediu ordem de serviço para a instalação de 20 leitos de UTI no Hospital Regional de Rondonópolis, sendo dez leitos de UTI pediátrica e 10 de UTI adulta. Outras medidas relacionadas à estruturação e funcionamento de hospitais também foram adotadas em Várzea Grande, Cuiabá, Itiquira, Sorriso, entre outros municípios.

No que se refere aos repasses aos municípios na área da saúde, somente em 2013, o Judiciário ordenou, por duas vezes, em ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, a realização de transferências em favor dos municípios polo de Cuiabá e Várzea Grande. Providências semelhantes também foram adotadas visando a consórcios intermunicipais de saúde e outros prestadores de serviços.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE