PUBLICIDADE

Doadores são convocados em MT para garantir estoque durante festas de fim de ano

PUBLICIDADE

Durante o período de férias e festas de fim de ano as doações de sangue caem consideravelmente. Ao mesmo tempo, é nessa época que a demanda por sangue fica maior. Para conseguir atender e manter o estoque em níveis adequados, o MT Hemocentro convoca os doadores.

Chamado atendido pelo Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado (SBPC), que de pronto organizou a campanha “Doe Sangue, Doe Vida” para segunda-feira (21), das 7h30 às 17h, no MT Hemocentro. Foram convocando os sindicalizados, amigos e familiares.

O presidente do sindicato, Nilton Figueiredo Netto, conta que durante toda semana utilizou as redes sociais, aplicativos de telefone e o boca-boca para sensibilizar da importância do gesto de amor. Ele é parceiro do Sindicato da Policia Rodoviária Federal que sempre convida a entidade a participar de ações semelhantes. “Desta vez fomos sensibilizados pela diretoria do MT Hemocentro a organizar uma campanha do sindicato. De pronto aceitamos o desafio e acreditamos que teremos êxito”.

A preocupação, segundo a diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, é garantir os estoques neste período de festas e férias, quando há grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes. “É fundamental que a população faça as doações antes que as festas comecem para evitar a redução dos estoques de sangue também no início do próximo ano”.

A diretora convoca a população para a doação de sangue, pois precisa manter – com nível em segurança – o estoque regular para conseguir atender a demanda. Elianne acrescenta que o MT Hemocentro tem a responsabilidade de coordenar a política de sangue em todo o estado. Isso significa atender a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

Outro desafio é conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação, e manter um estoque permanente para atender a demanda diária do SUS em todo estado.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada. Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos.

Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

O atendimento ao público da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é de segunda a sábado e feriados, das 7h às 18h30. No MT-Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com exceção dos feriados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fachada de empresa cede e deixa um ferido em Nova Mutum

Um homem, de 32 anos, recebeu os primeiros socorros...

Homem morre afogado em rio no Mato Grosso

Ailton Santos da Silva, de 49 anos, morador de...
PUBLICIDADE