segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Adolescentes infratores têm acesso a diferentes manifestações culturais em MT

PUBLICIDADE

Estabelecer elo com a cultura mato-grossense e cultura afrodescendente, bem como promover a socialização e integração dos adolescentes e servidores do Socioeducativo de Cuiabá. Este é o objetivo do projeto Festival das Culturas, evento que a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realiza nos dias 16 e 17 deste mês, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (Case), conhecido como Complexo Pomeri.

A professora da Unidade de Internação Masculina, Rosane Fátima Garcia Sabala, explica que o Festival das Culturas promoverá a integração dos adolescentes com as várias manifestações culturais regionais, de modo a colaborar para que estes ampliem sua visão de mundo, valorizem as diferentes manifestações culturais. “O Festival das Culturas será promovido através de parcerias com instituições públicas e privadas, tendo como coordenadora a Unidade de Internação Masculina e Escola Estadual Meninos do Futuro”.

O gerente do Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina, Benedito Duel Balduína, diz que serão realizadas ações com diferentes linguagens artísticas, possibilitando aos internos uma nova perspectiva de vida, socialização e sensibilização. “Algo que, em muitos casos, pode ser a porta que se abre como possibilidade de mercado de trabalho e produção artística”.

A superintendente do Socioeducativo, Anna Marcia Cunha, esclarece que é preciso identificar, conhecer e aprender a respeitar as especificidades da cultura afro-brasileira e mato-grossense; reconhecer as diferenças nas formas da vivência humana presente nas diferentes manifestações culturais na realidade de cada adolescente; assim como aceitar as diferenças sociais e étnico-raciais e suas manifestações para possibilitar uma vivência pacífica com as comunidades próximas ou distantes no tempo e no espaço.

As ações serão de diferentes formas de expressão e/ou manifestação como música, teatro, artes visuais, dança, entre outros. O resultado deste trabalho faz com que o socioeducativo seja um espaço mais acolhedor, integrador, crítico, dinâmico, criativo e construtor de um aprendizado não meramente teórico, mas também realizado por meio de vivência, experiência, parceria e confiança entre os envolvidos no processo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

“Agora Q Q Esse” conquista título de melhor bloco carnavalesco de Cuiabá

Com alas e samba-enredo focados nas histórias dos antigos...

Município em Mato Grosso teve o maior volume de chuvas na região mês passado, aponta Inmet

Nota técnica sobre os principais fenômenos meteorológicos que ocorreram...

Bombeiros resgatam mulher em MT que se segurou em árvore após ser levada por correnteza

Bombeiros militares resgataram, ontem, uma mulher em risco iminente...

Motociclista fica inconsciente após colidir com carro em Nova Mutum

Uma Yamaha Factor vermelha e o Hyundai HB20 preto...
PUBLICIDADE