PUBLICIDADE

Nortão: relatório diz que piloto perdeu controle de avião que parou com rodas para cima

PUBLICIDADE

O piloto perdeu o controle porque um dos pneus do trem de pouso esvaziou quando o avião agrícola já havia voltado para pista, depois dele ter detectado um problema na aplicação de defensivos, durante o voo. É o que aponta o relatório do Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), à respeito do caso envolvendo o Embraer EMB-202A, que acabou parando com as rodas para cima, uma fazenda, em Ipiranga do norte, em dezembro de 2012. A divulgação ocorreu somente agora.

O relatório mostra que “após o toque (na pista durante o pouso) a aeronave percorreu cerca de 300 metros, quando houve o esvaziamento do pneu do trem principal direito. O piloto não conseguiu manter o controle direcional da aeronave, ultrapassando o limite lateral direito da pista, capotando em seguida. Houve danos substanciais à aeronave e o piloto sofreu lesões graves”.

É destacado ainda que o piloto era habilitado e possuía a experiência necessária para a realização do voo. A aeronave estava com as escriturações das cadernetas de célula, hélice e motor atualizadas e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. Apesar disso, a pista não era legalizada e era cascalho, com dimensões de 1,5 mil metros de comprimento e 20 metros de largura, bastante irregular, com a presença de diversas pedras grandes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE