PUBLICIDADE

Governo e BNDES estudam parceria para execução de projetos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmarão um Acordo de Cooperação Técnica para a estruturação de projetos de Parcerias Público Privadas (PPP) em Mato Grosso. Os termos do documento foram discutidos durante reunião com o governador Pedro Taques e representantes da MT-Participações e Projetos (MT-PAR), ontem.

Na avaliação do governador, a parceria será positiva para o Estado, considerando os projetos já desenvolvidos pelo BNDES e experiências de sucesso registradas no Brasil. “Estou certo de que temos capacidade para concretizar essa parceria. O compartilhamento de informações e expertise é muito importante”.

Segundo dados apresentados pelos representantes da empresa, o BNDES possui atualmente 43 projetos de PPP ou concessão, dos quais 24 já foram concluídos com taxa de sucesso de 89% e 16 estão em andamento. Entre as áreas contempladas estão saneamento, saúde, educação, aeroportos, rodovias, portos, arenas e obras de mobilidade urbana.

O modelo de atuação do BNDES prevê três principais frentes: Planejamento de Longo Prazo e Identificação de Projetos; Estruturação de Projetos para PPPs e Concessões; e Execução e Acompanhamento do Projeto.

Em Mato Grosso, a parceria deve ser firmada para a execução de projetos na área da saúde e do programa Infovia, que tem o objetivo de interligar todas as unidades administrativas de Governo nos 141 municípios mato-grossenses por meio da implantação de banda larga e internet de alta capacidade e velocidade.

“Firmar parceria com uma empresa como o BNDES será fundamental para garantirmos a execução de trabalhos de qualidade, que irá beneficiar, acima de tudo, os cidadãos”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.

O conteúdo do Acordo de Cooperação Técnica será avaliado pelas equipes jurídicas da MT-Par e do BNDES e o documento deverá ser assinado ainda neste mês. “Os conceitos com os quais trabalhamos e os adotados pela MT-PAR estão muito alinhados, o que facilita a viabilidade de um trabalho conjunto”, destacou o superintendente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES, Henrique Amarante da Costa Pinto.

Durante a reunião, os representantes da empresa também conheceram o projeto de concessões das rodovias de Mato Grosso e as tratativas envolvendo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a Arena Pantanal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE