
Denominados de PMV, ou Painéis de Mensagens Variáveis, eles medem 4,6 m de comprimento por 1,6 m de altura. Na Avenida Fernando Corrêa da Costa, o PMV foi instalado no canteiro central da via, após o 9º BEC, sentido centro. Na Avenida do CPA, o painel está localizado antes do viaduto com a Avenida Miguel Sutil, sentido centro. Os painéis estão posicionados por sobre as vias para fácil visualização dos motoristas.
A empresa responsável pela instalação é a mesma que está instalando os equipamentos de fiscalização eletrônica na cidade e que também vai instalar em novembro 30 câmeras nas principais vias da cidade para monitorar o trânsito. Estas câmeras serão monitoradas a partir do Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública) e as informações serão utilizadas para abastecer os painéis.
“A ideia é por meio destas 30 câmeras trazer informações em tempo real do trânsito, se existem pontos de congestionamento, se ocorreu algum acidente em alguma via e quais são as alternativas para fugir de determinado ponto congestionado”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
O secretário informou ainda que está em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública para começar a usar já as informações obtidas sobre o trânsito a partir das 103 câmeras que estão em funcionamento em Cuiabá e Várzea Grande. Por meio de uma parceria com o Estado, a Semob mantém agentes de trânsito no Ciosp que fazem o monitoramento por meio destas câmeras.
Segundo Thiago França, os PMVs também serão usados para campanhas educativas do trânsito. “Em segunda instância, também serão usados para a educação de trânsito, com mensagens como use o cinto de segurança, respeite a faixa de pedestre, respeite as vias exclusivas para o transporte coletivo, use a cadeirinha para transportar crianças, entre outros”.


