quarta-feira, 11/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Parque Tecnológico de MT será apresentado durante conferência em Cuiabá

PUBLICIDADE

Na 25ª Conferência Anprote, hoje, em Cuiabá, será feita a apresentação do projeto do Parque Tecnológico Mato Grosso. O evento contará com a presença do governador Pedro Taques e representantes do setor de tecnologia e inovação do Brasil e do exterior. A Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) começou, ontem, e segue até a sexta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia Inovação (Seciteci), realizadora local do evento, vem desenvolvendo uma série de ações no âmbito de sua competência, como a criação e implantação do Parque Tecnológico Mato Grosso, que será construído em Várzea Grande, no bairro Chapéu do Sol. O parque tem 80 hectares para abrigar empresas inovadoras e já consolidadas, que tenham foco em inovação.

No seu entorno já estão em construção os novos campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Essas instituições comporão um ambiente voltado à ciência, tecnologia e inovação, o que propiciará a atração de incubadoras de empresas, start-ups e empresas inovadoras que darão suporte às soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do estado.

As áreas prioritárias do parque serão: Biotecnologia, Cadeia do Agronegócio, Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s – hardwares e softwares, Geociências, Química verde e Novos materiais.

A decisão de construir um Parque Tecnológico no estado é o principal motivo para a escolha de Cuiabá como sede da conferência em 2015. Uma parte da área (16 hectares) será doada ao Governo de Mato Grosso pela prefeitura de Várzea Grande. O restante da área será negociado por empresas, mas já está decidido pelo planejamento urbano do município, que todas as iniciativas instaladas na área estarão focadas na inovação tecnológica.

O secretário adjunto de Administração Sistêmica da Seciteci, Elias Andrade, afirmou “que Cuiabá e Várzea Grande têm muito a ganhar com parque já que os empreendimentos vão trazer empregos e melhorias para a população do entorno”.

Mato Grosso já despontava como um ambiente promissor para incubadoras de empresas e o Parque vem reforçar esse talento. São parceiros da Conferência a Arca Multincubadora, Instituto Federal de Mato Grosso, UFMT e Unemat. A Anprotec 2015 é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Seciteci.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros resgatam gambá que subiu em portão de residência em Mato Grosso

Uma equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi...

Hospital Veterinário da UFMT abre vagas para residência em duas áreas

O Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato...
PUBLICIDADE