PUBLICIDADE

Governo de MT investe em novas unidades e aperfeiçoa normas e rotinas

PUBLICIDADE

Em dez meses, a atual administração estadual já realizou uma série de melhorias no Sistema Socioeducativo. A credibilidade do Executivo Estadual junto ao Poder Judiciário propiciou a destinação de R$ 20 milhões na construção das novas unidades para o sistema que abriga adolescentes em conflito com a lei no Estado.

Uma rebelião registrada, ontem, no Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino de Rondonópolis acabou sem feridos graves. O motim, que começou às 13h foi encerrado às 18h17, com a liberação do último refém. Contudo, a depredação de parte do prédio pelos adolescentes mostra que ações devem ser tomadas para evitar não só ameaça à vida, mas que também contribuam para preservar o patrimônio público.

Neste sentido, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) tem realizado uma série de mudanças no Sistema Socioeducativo estruturais e de procedimentos. O investimento na construção de novos prédios, que substituirão as cinco unidades do interior, incluindo a total reforma do complexo Pomeri em Cuiabá, aliado ao aperfeiçoamento de normas e rotinas, tem gerado resultados positivos como maior disciplina aos adolescentes.

“O aperfeiçoamento de normas e rotinas dentro da unidade aparentou ser o principal motivo do motim, pois ações como a instauração do Conselho Socioeducador, que atua na apuração de faltas, visando uma política de responsabilização; a transferência das visitas do interior das alas para a sala de aula; o rigor nas revistas para impedir a entrada de materiais não permitidos, e outras medidas pautadas na legalidade e na missão do Sistema Socioeducativo foram motivos alegados na rebelião”, destaca o gerente do Centro de Rondonópolis, Uendel Rodrigo Figueiredo da Silva.

Nenhum adolescente escapou do prédio, devido à prontidão das forças de segurança do Estado em atender a ocorrência. Exigências como a liberação do uso de cigarros não foi atendida, tendo em vista que nenhum deles completou os 18 anos. A troca do gerente, uma das principais reivindicações do grupo, também não foi atendida.

O investimento do Poder Judiciário R$ 20 milhões na construção das novas unidades propiciará com que os adolescentes cumpram a medida socioeducativa próximo aos seus familiares, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O presidente do TJ-MT, desembargador Paulo da Cunha e o governador Pedro Taques se comprometeram em firmar uma parceria para a construção de seis novos centros no interior, além da total reforma dos três prédios que forma o complexo Pomeri, situado na capital.

“O anúncio feito pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso atesta a credibilidade que conseguimos junto à população e aos nossos parceiros”, analisa Márcio Dorilêo, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

Outro avanço significativo na área da Justiça é a construção da primeira Unidade de Semiliberdade do Estado. O secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto, conta que a unidade tem capacidade para 20 adolescentes. O prédio é gerido por uma equipe de 16 agentes socioeducativos, dois psicólogos, dois assistentes sociais e dois servidores da parte administrativa.

A estrutura física conta com cinco quartos, banheiros, cozinha, área de lazer, sala multiuso e, para a equipe, refeitório e lavanderia. O objetivo da Unidade de Semiliberdade é possibilitar ao interno acesso aos serviços que o município disponibiliza, como escola, cursos e outras atividades, além do atendimento psicossocial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre moto e carro deixa motociclista gravemente ferido em Sinop

O grave acidente foi registrado esta noite no cruzamento...

Incêndio destrói gerador de energia em área de captação de água em Sorriso

Um incêndio destruiu um gerador de energia estacionário localizado...
PUBLICIDADE