PUBLICIDADE

Governo de MT discute criação do cadastro único da pessoa com deficiência

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) está discutindo com a Casa Civil do governo a criação do Cadastro Único da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso. 

Para o superintendente da Pessoa com Deficiência da Casa Civil,  Marcione Mendes de Pinho, por meio do cadastro será possível ter um diagnóstico da situação social das pessoas com deficiência e a partir dele criar políticas públicas de reinserção, de promoção da cidadania e também subsidiar outras pastas como saúde e educação. 

“Inclusive teremos informações sobre a situação de moradia e se a distribuição de casas populares para as pessoas com deficiência estão beneficiando realmente quem precisa”, observou Marcione. 

Luiz Carlos Grassi, coordenador de Políticas Públicas da Casa Civil, também defendeu a necessidade urgente de implantar o referido cadastro. “Hoje não temos dados sobre a população de pessoas com deficiência. Temos que avançar neste sentido para que as políticas de governo para este público tenham realmente eficácia”, ponderou. 

O secretário Valdiney de Arruda defendeu a criação do banco de dados como uma ferramenta importante para conquistar esse avanço. “Deve ser semelhante ao Cadastro Único, que é o banco de dados das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. E é por meio desse cadastro que são criados programas de governo e políticas públicas”, afirmou o gestor, anunciando encaminhamentos para o início da elaboração de um plano de trabalho com o fim de materializar esta proposta. 

Durante a reunião também foram discutidas outros demandas da Superintendência da Pessoa com Deficiência e que passam por parcerias com várias pastas de governo. “Vamos buscar essas outras pastas para, de forma integrada, atender essas demandas”, afirmou o secretário Valdiney de Arruda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre inscrições para 80 vagas remanescentes em Sinop

Estão abertas as inscrições até dia 28 deste mês...

Restaurante popular de Sinop deve ampliar número de refeições diárias

A prefeitura informou, hoje, que estuda ampliar em 50% o número...
PUBLICIDADE