Cerca de 50 famílias da Gleba São Simão, do município de Novo São Joaquim (486 quilômetros de Cuiabá), estão fazendo uma manifestação em frente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), esta manhã. Eles alegam que estão em busca da agilização no andamento do processo de desapropriação de uma fazenda para fins da reforma agrária.
Segundo a líder dos manifestantes, Cárita Silva, mais conhecida como Rosa Preta, o processo tramita no Incra desde 2008 e já foi aprovada a desapropriação pelo Conselho Estadual. No entanto, por falta de alguns documentos, ainda não foi encaminhado para a assinatura do decreto de desapropriação.
Rosa informa que os trabalhadores ocuparam a fazenda no inicio de 2010, por força de uma liminar concedida pela justiça da Comarca de Novo São Joaquim, mas são impedidos de explorar a terra.
Os manifestantes reivindicam uma reunião com a diretoria do Incra e querem uma explicação pela demora da desapropriação.
Outro Lado – entramos em contato com a assessoria de imprensa do Incra para informações, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.