domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo de MT recebe ministras da Noruega e do Meio Ambiente

PUBLICIDADE

Nos últimos dez anos, Mato Grosso reduziu 5,2 milhões de hectares do desmatamento ilegal, o que equivale a 91% da área entre 2004 e 2014, conforme o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Em números, isso representa uma queda de 11.814 km² para 1.048 km². Paralelamente, a taxa média de crescimento da produção agrícola e da área plantada cresce em ritmo médio de 10% ao ano, destacando-se em cenário nacional e internacional. Para tratar dos desafios de manter os índices de desmatamento em declínio, promover inclusão social e ao mesmo tempo acelerar o crescimento econômico, o governador Pedro Taques receberá, hoje, a ministra de Clima e Meio Ambiente da Noruega, Tine Sundtoft, a embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig, e a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, no Palácio Paiaguás.

Pedro Taques, que tem se reunido com os demais governadores dos estados da Amazônia Legal para a formação de um bloco político que faça frente às demandas da região junto ao Governo Federal, pontua que é importante Mato Grosso obter visibilidade internacional em razão do trabalho já desenvolvido de preservação ambiental. Ele destaca que 60% do território de Mato Grosso hoje estão preservados, o que equivale à área da Espanha e de outros países da Europa, um trabalho que precisa ser reconhecido e valorizado. “Neste momento é importante que tenhamos acesso a recursos internacionais para ações que vão além de comando e controle, ou seja, de fiscalização e punição. Também temos que assegurar a redução do desmatamento com inclusão social, ao potencializar as atividades produtivas sustentáveis. Temos atualmente 109 mil famílias de assentamentos rurais que precisam ser incluídas nesse processo”.

O evento será realizado no Salão Nobre Cloves Vettorato, das 9h às 12h, a partir da união de esforços de várias secretarias de Estado, entre elas Meio Ambiente (Sema), Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf) e Gabinete de Desenvolvimento Rural. A primeira palestrante do workshop, a secretária Ana Luiza Peterlini, apresentará os dados do desmatamento, com destaque para a manutenção do desenvolvimento econômico do Estado de maneira sustentável. “A missão do Estado hoje é avançar mais, diminuindo ainda mais o desmatamento ilegal, porém, mantendo o ritmo de produção que é um dos maiores do país. Paralelamente, é preciso promover as cadeias produtivas na agricultura familiar”.

Também participarão do evento parceiros na execução de diversos programas e projetos, como Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Earth Innovation Institute, Althelia Climate Fund, Grupo Amaggi, Marfrig Global Foods, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...
PUBLICIDADE