PUBLICIDADE

Sinop completa 41 anos de fundação hoje; celebração tem desfile e marcha

PUBLICIDADE

Hoje é feriado em Sinop, que completa 41 anos de fundação. A programação de celebração prevê um desfile cívico-militar, às 17h, no estádio Gigante do Norte, e contará com a participação de escolas e as presenças da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro. Outras instituições convidadas também se apresentarão.  O encerramento ficará por conta da Fanfarra da escola municipal Valter Kunze, localizada no bairro Jardim Botânico.

De acordo com informações da assessoria, após o desfile, será realizada a “Marcha para Jesus”, evento promovido pela Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES). A marca tem a saída programada do estádio e vai até a praça da Bíblia, no centro, encerrando com o show do pastor e cantor Antônio Cirilo.

Sinop é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970. O seu nome deriva das letras iniciais da Colonizadora que projetou a cidade, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. A fundação ocorreu no dia 14 de setembro de 1974 e contou com a presença autoridades, dentre elas o então Ministro do Interior Maurício Rangel Reis e o Governador de Mato Grosso José Fragelli.

De acordo com o histórico disponibilizado pela prefeitura, a cidade foi elevada à categoria de distrito em 1976. Neste mesmo ano, seus primeiros moradores elegeram para representar a cidade junto ao município de Chapada dos Guimarães, o pioneiro Plínio Calegaro. Apenas cinco anos após a sua fundação, alcançou  a sua autonomia política através da Lei 4.156 de 17 de dezembro de 1979, assinada pelo governador Frederico Campos. Inicialmente contava com uma área de 48.678 km². Além da sede, passaram a fazer parte os então distritos de Vera, Santa Carmem, Claudia e Marcelândia, hoje, todos municípios também.

A cidade tem mais de 120 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é a maior da região Norte. A economia, quarta maior do Estado, é diversificada, desde o setor de serviços à agricultura. O município também é polo educacional com universidades públicas e particulares e tem o quinto melhor  Índice de Desenvolvimento Humano  em Mato Grosso, 0,754. No Brasil, está em 487º lugar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE