PUBLICIDADE

Vice-governador apresenta Observatório de Gestão a servidores

PUBLICIDADE

Com objetivo de apresentar e esclarecer a função do Observatório de Gestão do Estado, o vice-governador Carlos Fávaro se reuniu, ontem, com servidores da área de tecnologia da informação de todas as secretarias do governo, no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra). “Antes as secretarias eram dividas em ilhas e agora o cruzamento de informações facilitará a tomada de decisões dos gestores, que terão o maior número de informações”, explicou Fávaro, acrescentando que o cruzamento de informações ajudará na melhoria de vida do cidadão.

O vice-governador utilizou como exemplo o cruzamento de dados da área da educação com o índice de criminalidade de um determinado município. É por meio dessa leitura que o Governo do Estado poderá tomar decisões e trabalhar políticas públicas específicas para cada situação, o que trará mais eficiência na ação. Além disso, será possível monitorar o resultado dessas ações, verificando e corrigindo quando necessário.

Durante o encontro, Fávaro aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração dos servidores para a integração dos dados desse projeto.

 Atualmente a execução do projeto Observatório de Gestão está sob responsabilidade da Secretaria de Estado Planejamento (Seplan), órgão gestor da informação estadual, e do Centro de Processamento de Dados Mato Grosso (Cepromat). A coordenação do projeto é da Vice-governadoria.

De acordo com o gerente do projeto, Ricardo Carvalho, sob a coordenação destes três órgãos serão integrados, em um único banco, dados operacionais e gerenciais de todas as secretarias e autarquias. O Governo já conta com informações das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública, Planejamento, Educação, Gestão e Controladoria Geral do Estado. Para disponibilizar essas informações foi desenvolvido um software de código livre, ou seja, de licenciamento gratuito, desonerando o Estado de custos diretos e tornando-o independente.

 “Esse projeto é um programa de Estado que vamos criar e que poderá ser usado em outras gestões. Ao encabeçar esse projeto, a pedido do governador Pedro Taques, fizemos um trabalho institucional por um chamamento de secretários para entenderem e disponibilizarem as informações que são necessárias ao projeto”, frisou Carlos Fávaro.

A apresentação contou com a participação dos secretários de Saúde, Marco Aurélio Bertulio; de Planejamento, Marcos Marrafon; Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico Dorilêo; de Infraestrutura Logística, Marcelo Duarte; além do Controlador-Geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE