PUBLICIDADE

Juíza recebe denúncia contra acusado de envolvimento na morte de tenente coronel em Sinop

PUBLICIDADE

A juíza da 1ª Vara Criminal, Rosângela Zacarkim, recebeu a denúncia ofertada pelo Ministério Público Estadual contra Ronaldo Faleiro da Silva, 25 anos, acusado de envolvimento na morte do tenente coronel, Helton Vagner Martins, 39 anos, no último dia 8, no bairro Jardim Maringá 2. O réu responde por associação criminosa armada e latrocínio.

Ronaldo é suspeito de dirigir a caminhonete Toyota Hilux, preta, que deu apoio à ação de outros três adolescentes, que invadiram a casa do tenente para roubar e acabaram o assassinando. O réu terá dez dias para responder às acusações, por meio de um advogado ou defensor público, além de apresentar provas que justifiquem suas alegações e indicar testemunhas.

O MPE também denunciou o pai e os dois irmãos de um dos adolescentes, acusados de ajudar na fuga até a cidade de Santa Carmem (35 km de Sinop) e esconder a arma supostamente usada para matar Helton. No entanto, eles devem responder ao crime em liberdade, uma vez que foram enquadrados no artigo 348 do Código Penal, que prevê que “se quem presta o auxílio é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena”. A esposa de Ronaldo, acusada de desacatar policiais durante a prisão do marido, teve o processo arquivado.

Três adolescentes, incluindo o suspeito de atirar em Helton, foram representados por atos infracionais análogos à associação criminosa e latrocínio.

Conforme Só Notícias já informou, a esposa do tenente coronel prestou depoimento, declarando que o oficial não reagiu ao assalto e tentou proteger os filhos quando os criminosos começaram a atirar após perceberem que Vagner era policial. Ao tentar defender o marido, acabou atingida por dois projéteis. A versão apresentada pela esposa contraria o depoimento prestado pelos adolescentes de que o policial teria reagido e, por isso, os tiros foram disparados. Um adolescente teria relatado que foi ao quarto do casal e, sobre a cama, encontrou um boné da Polícia Militar gritando para os outros assaltantes: ‘é polícia’. Em seguida, tiveram início os disparos..

Os três adolescentes apreendidos e que invadiram a casa do tenente coronel estão recolhidos no Centro de Ressocialização, na avenida das Figueiras. Eles devem ser ouvidos, no dia 8 de setembro, pelo juiz responsável pela Vara da Infância e Juventude. Ronaldo está no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, e também deve ser ouvido por um juiz.

Helton chegou a ser socorrido com vida por uma viatura da PM, mas morreu no início da madrugada de domingo, no Hospital Regional. O corpo foi velado por algumas horas em Sinop e sepultado em Cuiabá.

A esposa dele ficou vários dias internada e foi submetida a cirurgias por conta dos ferimentos dos tiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Casa pega fogo em Sinop

As chamas consumiram uma residência de madeira, há pouco,...

Bombeiros de Sorriso resgatam ouriço em área de risco

A captura de um ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) foi realizada...

Carro cai em rio em Mato Grosso e homem morre

O acidente foi, hoje de madrugada. Um carro VW...
PUBLICIDADE