O governador Pedro Taques foi condecorado com a Medalha do Pacificador, esta manhã, na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá, durante as comemorações do Dia Nacional do Soldado. A medalha é uma honraria concedida pelos serviços prestados ao Exército, elevando o prestígio da instituição, desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército e os de outras nações.
O general José Carlos Braga de Avelar afirmou que a data é muito importante por lembrar o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que representa as virtudes que um soldado deve ter. “Ele foi um exemplo de soldado, de comandante, mas também de cidadão e estadista”. O renomado oficial é considerado o patrono do Exército Brasileiro.
Pedro Taques ressaltou a importância da instituição, descrita na Constituição como permanente, e de sua história, diretamente ligada a Mato Grosso uma vez que o Dia do Soldado faz referência ao nascimento de Duque de Caxias, em 1803. “Em 1864, o governador da província de Mato Grosso, Frederico Carneiro Campos, foi sequestrado pelos paraguaios e mantido em Assunção. Nesta ocasião as Forças Armadas se fizeram presente, por meio do Marechal Duque de Caxias. Quando a nossa defesa se fez necessária, na batalha de Laguna, ali as forças armadas se faziam presente e se fizeram presente. Quando em 13 de junho, a defesa da Pátria se fez necessária, nós estávamos com as forças armadas defendendo o nosso povo, os Voluntários da Pátria”.
Durante a cerimônia, também foi concedido a ordem de mérito militar ao ex-secretário de Segurança Público, Alexandre Bustamente, pelo trabalho de equipe realizado durante os eventos da Copa do Mundo. Já o diploma Amigos da Brigada foi entregue a representantes de instituições parceiras do Exército.
A medalha do Pacificador foi definida pela Portaria nº 345, de 25 de agosto de 1953, em homenagem aos 150 anos de nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Pacificador foi um dos apelidos de Duque de Caxias, por ter pacificado o país e mantido a unidade nacional durante guerras e revoluções.