PUBLICIDADE

Secretaria estadual vai liberar recursos aos município com cumprimento de normativas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) implementará normativas para a liberação de recursos financeiros aos municípios. A regulamentação tem o objetivo ampliar a transparência sobre as ações que são realizadas pelo Estado. Atualmente, a Secid conta com cerca de 240 convênios referentes a obras públicas, saneamento básico e habitação.

Conforme anunciado pelo governador Pedro Taques, os repasses financeiros para o andamento dos convênios serão iniciados ainda no mês de agosto. A expectativa é de que cerca de R$ 26 milhões sejam repassados às cidades para a continuação das obras.

Nas últimas semanas, o secretário das Cidades, Eduardo Chiletto, visitou 30 municípios juntamente com a comitiva Transforma Mato Grosso. Durante os encontros foram assinados termos de compromisso que garantem a liberação dos repasses aos gestores municipais. O documento reforça que os valores serão liberados somente para os convênios que estejam regulares junto à Secid.

Dentre as normativas que serão exigidas para a liberação dos recursos, está o cumprimento do cronograma físico e o encaminhamento fotográfico semanal junto com o diário de obras. Outro ponto é a contratação de mão de obra local, que deverá ser realizada por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Esta é uma forma de fomentar a economia municipal, como também ampliar a oportunidade daqueles que residem nas cidades que estão recebendo as melhorias estruturais”.

Em relação ao bom andamento dos convênios, o secretário reforçou a necessidade dos gestores municipais buscarem informações sobre os referidos processos. Conforme levantamento realizado pelo setor de fiscalização, 73% dos convênios estão regulares junto à Secid, sendo que destes 54% estão aptos para receberem os repasses financeiros.

Já em relação aos processos que possuem pendências, estes somam 27% do total de convênios entre Secid e municípios. “É importante destacar que para que os recursos sejam liberados para estas obras, os processos precisam estar regulares e ainda cumprirem com as normativas que serão implantadas pela secretaria”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE