PUBLICIDADE

Claudia terá brigada mista contra incêndios

PUBLICIDADE

O município de Claudia recebeu uma caminhonete governo do Estado para implantação da Brigada Mista Municipal contra as queimadas, com participação de bombeiros e também brigadistas locais. Uma equipe está sendo preparada para atuar em conjunto. A prefeitura irá disponibilizar também uma sala para funcionar, além de um telefone celular para plantão.

Segundo assessoria, a formação e implantação da ‘Brigada Mista’ será de fundamental importância para o monitoramento e combate as queimadas urbanas e rurais. Dentre as estratégias de atuação estão a prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para extinção de incêndios e queimadas. “Há tempos viemos solicitando o apoio do Corpo de Bombeiros para atender nossa cidade. Hoje me sinto realizado em poder receber, pelo menos neste período proibitivo das queimadas, a presença do Corpo de Bombeiros aqui, com uma viatura e um caminhão de combate ao fogo, vamos lutar para que esses equipamentos possam continuar a nossa disposição sempre, pois sei da preocupação do governador Pedro Taques e do comandante BM Paulo André da Silva Barroso para evitar queimadas em nosso estado” enfatizou o prefeito João Batista (PSD).

A secretária de Meio Ambiente, Cleusa Dalmaso ,fez um agradecimento especial aos bombeiros que chegaram em Cláudia com a viatura e iniciaram o treinamento dos brigadistas. “Nós só temos que agradecer, apesar do período proibitivo, as queimadas começaram, nossa equipe agora ganha um apoio muito importante com a chegada dessa viatura, com os Bombeiros Itamar e Leandro e com o treinamento que nossos brigadistas estão recebendo” ressaltou a secretária

Para o Coordenador da Defesa Civil, Oldemar Ortiz, os trabalhos de combate as queimadas será muito melhor este ano. “Já diminuiu e muito os incêndios nos últimos anos, com certeza este anos será bem menos queimadas e com esses equipamentos o controle vai ser mais rápido” disse o coordenador.

Recentemente o tenente-coronel BM Paulo André da Silva Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso apresentou a proposta da instituição e do Governo do Estado que dispõe sobre o Planejamento Operacional da Temporada de Incêndios Florestais 2015, dentre as metas contempla a implantação nos municípios Mato-grossenses das chamadas ‘Brigadas Mistas’, com a participação de Bombeiros Militares e Brigadistas Locais.

Após o aceite do município, o prefeito assinou o Termo de Cooperação Técnica, onde o Governo do Estado arca com a Contratação de 2 Bombeiros Militares, Capacitação e Treinamento dos Brigadistas Locais, Aquisição de Equipamentos de Combate a Incêndios Florestais e apoio logístico em todas as demandas, inclusive com a utilização de duas aeronaves que estarão a disposição no Polo Regional de Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE