O município de Claudia recebeu uma caminhonete governo do Estado para implantação da Brigada Mista Municipal contra as queimadas, com participação de bombeiros e também brigadistas locais. Uma equipe está sendo preparada para atuar em conjunto. A prefeitura irá disponibilizar também uma sala para funcionar, além de um telefone celular para plantão.
Segundo assessoria, a formação e implantação da ‘Brigada Mista’ será de fundamental importância para o monitoramento e combate as queimadas urbanas e rurais. Dentre as estratégias de atuação estão a prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para extinção de incêndios e queimadas. “Há tempos viemos solicitando o apoio do Corpo de Bombeiros para atender nossa cidade. Hoje me sinto realizado em poder receber, pelo menos neste período proibitivo das queimadas, a presença do Corpo de Bombeiros aqui, com uma viatura e um caminhão de combate ao fogo, vamos lutar para que esses equipamentos possam continuar a nossa disposição sempre, pois sei da preocupação do governador Pedro Taques e do comandante BM Paulo André da Silva Barroso para evitar queimadas em nosso estado” enfatizou o prefeito João Batista (PSD).
A secretária de Meio Ambiente, Cleusa Dalmaso ,fez um agradecimento especial aos bombeiros que chegaram em Cláudia com a viatura e iniciaram o treinamento dos brigadistas. “Nós só temos que agradecer, apesar do período proibitivo, as queimadas começaram, nossa equipe agora ganha um apoio muito importante com a chegada dessa viatura, com os Bombeiros Itamar e Leandro e com o treinamento que nossos brigadistas estão recebendo” ressaltou a secretária
Para o Coordenador da Defesa Civil, Oldemar Ortiz, os trabalhos de combate as queimadas será muito melhor este ano. “Já diminuiu e muito os incêndios nos últimos anos, com certeza este anos será bem menos queimadas e com esses equipamentos o controle vai ser mais rápido” disse o coordenador.
Recentemente o tenente-coronel BM Paulo André da Silva Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso apresentou a proposta da instituição e do Governo do Estado que dispõe sobre o Planejamento Operacional da Temporada de Incêndios Florestais 2015, dentre as metas contempla a implantação nos municípios Mato-grossenses das chamadas ‘Brigadas Mistas’, com a participação de Bombeiros Militares e Brigadistas Locais.
Após o aceite do município, o prefeito assinou o Termo de Cooperação Técnica, onde o Governo do Estado arca com a Contratação de 2 Bombeiros Militares, Capacitação e Treinamento dos Brigadistas Locais, Aquisição de Equipamentos de Combate a Incêndios Florestais e apoio logístico em todas as demandas, inclusive com a utilização de duas aeronaves que estarão a disposição no Polo Regional de Sinop.