PUBLICIDADE

Secretário estadual negocia construção de Núcleo de Internação Provisória em Rondonópolis

PUBLICIDADE

Cumprindo agenda em Brasília (DF), o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, Márcio Dorilêo, participou de reunião com representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em que foi discutida a construção de um Núcleo de Atendimento Inicial com Internação Provisória, a ser implantado no município de Rondonópolis.

O coordenador Geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Cláudio Augusto Vieira da Silva, recebeu o representante do Executivo Estadual de MT. As autoridades realizam tratativas para garantir a prorrogação do convênio nº 760480/2011, que assegura a verba para construção da unidade.

A meta é desativar as unidades impróprias para acolhimento de crianças e adolescentes, com convênios que permitam a construção de unidades que garantam um atendimento de qualidade aos internos em privação de liberdade.

O atendimento ao adolescente que se envolve na prática de um ato infracional será mais eficiente e eficaz se dispor de uma rede bem articulada e que atue desde o momento inicial, ou seja, a partir do momento da apreensão do adolescente pela autoridade policial.

Ao atendimento inicial é dado o nome de NAI, que é a abreviação de Núcleo de Atendimento Inicial, também chamado de Núcleo de Atendimento Integrado ou Interdisciplinar. Em Mato Grosso, somente a capital possui um NAI, no complexo Pomeri.

A integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Segurança Pública, Assistência Social, Justiça e Direitos Humanos deve ser realizado preferencialmente em um mesmo local, para agilizar o atendimento inicial ao adolescente autor de ato infracional.

O NAI é um trabalho em rede e como tal constitui-se num espaço para todos os parceiros, que direta ou indiretamente devem atuar nas questões relativas ao ato infracional do adolescente, ou que podem colaborar para a acolhida, o acompanhamento e direcionamento dos que são conduzidos ao Núcleo, informa a Secretaria de Direitos Humanos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE