PUBLICIDADE

Agenda Estratégica de Ciência e Tecnologia será tema de debate em MT

PUBLICIDADE

Os trabalhos da Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação serão abertos, hoje, às 16h, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A agenda será construída ao longo do segundo semestre deste ano por diversos atores de Mato Grosso e coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Cinco eixos temáticos serão discutidos com as instituições de C&T do estado: Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação nas ICTs e nas empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas; Educação Superior e pós-graduação; e Educação Profissional. Um documento elaborado pela equipe da Seciteci contém o ponto de partida das discussões que traçarão as metas dos próximos quatros anos e definem a política de CT&I no estado.

Para a construção do documento serviram como fonte o Relatório da Conferência Estadual de Mato Grosso de Ciência, Tecnologia e Inovação (2010), o Plano Estadual de Ciência e Tecnologia para o Estado de Mato Grosso (2004-2007) e o Plano de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (2013), além de indicadores que demonstram a situação atual de cada um dos eixos. A partir destes dados o mediador de cada grupo garantirá a manutenção da metodologia e o eixo discutirá o que pode ser feito para otimizar as ações e recursos na área.

A Agenda Estratégica será construída em quatro encontros. Após a abertura no Palácio Paiaguás, no dia 13 de agosto serão apresentados os dados dos indicadores para os cinco eixos e as equipes de cada eixo discutirão todas as implicações possíveis sobre esses temas. Nos dias 22 e 23 de setembro os representantes analisarão a versão preliminar da Agenda Estratégica e no dia 25 de outubro as propostas prioritárias serão validadas.

Todas as etapas de elaboração da agenda contarão com aporte metodológico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que subsidia o Ministério em processos coletivos de tomadas de decisão.

“A construção busca incluir pessoas que atuam em cada setor da Ciência, Tecnologia e Inovação para produzir um documento com legitimidade. Em cada momento haverá o amadurecimento das propostas”, afirma Lucia Braga, superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci. Henrique Villa Ferreira, do CGEE, considera que “esse é um momento muito importante para a construção de uma política para o setor”.

Participam da construção da Agenda os gestores da Seciteci, órgãos e entidades do Governo do Estado, indústria, comércio e serviços. Também participam organizações não governamentais e institutos privados de pesquisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista é arremessado e morre em colisão com caminhonete no Nortão

O homem identificado como Alex Sandro Taborda, de 40...

Sisu ofertará mais de 8 mil vagas em Mato Grosso; UFMT de Lucas credenciada

Serão ofertadas pelo sistema de seleção unificada (Sisu) 8.039...

Bombeiros combatem incêndio em veículo em rodovia de Nova Mutum

Um veículo utilitário pegou fogo ontem na MT-249, cerca...

Assinada ordem para construir novo terminal rodoviário em Juara

O prefeito Valdinei Holanda Moraes assinou a ordem de...
PUBLICIDADE