PUBLICIDADE

Cuiabá: biblioteca estadual interrompe atendimento para reforma e higienização de obras

PUBLICIDADE

A biblioteca pública estadual Estevão de Mendonça suspenderá o atendimento ao público a partir do dia 15 deste mês e permanecerá fechada até o início de novembro. Neste período, o Palácio da Instrução, onde a biblioteca está instalada, passará por reforma para receber a 31ª Bienal de São Paulo.

Durante o tempo em que estiver fechada, a biblioteca terá as obras higienizadas e os servidores vão dar continuidade ao processo de catalogação e informatização. Hoje, dos 100 mil volumes que compõem o acervo, apenas 30% estão catalogados. A reabertura, em novembro, virá acompanhada de outra novidade: a retomada do empréstimo de livros.

“A biblioteca vai reabrir sem nenhum prejuízo no seu funcionamento, muito pelo contrário, vai reabrir com melhorias e mais qualidade. Grande parte do acervo já terá sido catalogado e poderá ser emprestado, o que não é feito há dez anos”, observou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho.

Criada no ano de 1912, a Biblioteca Pública leva o nome do seu primeiro diretor, o escritor e historiador Estevão de Mendonça. A última reforma no prédio aconteceu em 2004.

A transferência para a Casa Barão de Melgaço, onde será instalada de modo permanente, está prevista para o segundo semestre de 2016, após o fim das reformas no espaço que abriga a Academia Mato-grossense de Letras (AML) e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). "Com a mudança para a Casa Barão a Biblioteca Pública vai ganhar um novo conceito, será um espaço dedicado à informação, ao conhecimento e à cultura", afirmou o secretário.

A mudança para o novo endereço faz parte do projeto Conexões Urbanas, uma das ações prioritárias da Secel que prevê a criação, integração e fortalecimento de equipamentos como museus, bibliotecas e teatros, inseridos dentro de um roteiro cultural.

Em Cuiabá o Conexões Urbanas envolve a reforma e readequação de sete equipamentos culturais estaduais localizados na região central. São eles: Museu Histórico, Museu de Arte, Centro de Economia Criativa, Cine Teatro Cuiabá, Arquivo Público, Casa dos Governadores e Casa Barão de Melgaço.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Advogada que morreu após 15 dias internada será sepultada em Sorriso

Sthefani Frozza, de 27 anos, morreu após 15 dias...

Motociclista é socorrido após colisão com carro na MT-140 em Sinop

O acidente envolvendo moto e carro, ambos de marca...

Acidente com carreta que pegou fogo deixa um morto em rodovia no Médio Norte

Uma carreta Mercedes-Benz tanque pegou fogo e ficou completamente...
PUBLICIDADE