PUBLICIDADE

Governador garante construção de centro de eventos e revitalização de orla do porto no Araguaia

PUBLICIDADE

O turismo no Vale do Araguaia ganhou importante reforço com as ações firmadas pelo governador Pedro Taques, ontem, durante visita a municípios da região. Com amplo potencial turístico, a localidade necessita de instrumentos básicos para que essa vocação se fortaleça e firme como segmento econômico de destaque.

Taques assinou em Barra do Garças convênios para a construção de um centro de eventos e revitalização da orla do Porto do Baé, às margens dos rios Garças e Araguaia, ambos em Barra do Garças. A revitalização da orla representa um investimento de R$ 12 milhões viabilizados por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), uma linha de crédito criada pela Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para infraestrutura turística.

Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) mapeou 38 atrativos turísticos no polo Araguaia. E são esses atrativos aliados a obras de infraestrutura e acesso que podem ajudar na transformação e fortalecimento econômico da região, como ressaltou o governador durante audiência pública na Câmara Municipal para prestação de contas à população da cidade. “Estamos firmando compromissos que fiscalizaremos ponto a ponto, para que a capacidade turística seja devidamente aproveitada pelo cidadão e o turismo tenha sua capacidade de gerar renda e economia”.

A obra no Porto de Baé será um marco divisor do turismo como atividade econômica para o município, pois proporcionará a moradores e turistas acesso às belezas naturais do rio Garças. Já o Centro de Eventos vai atender a uma demanda já existente para eventos de negócios e terá capacidade para 400 participantes. “Com essas ações reforçando a importância do turismo para a região”, observou o secretário adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro.

Outra obra do turismo já entregue foi a revitalização do Centro de Atendimento ao Turista, que funciona às margens do rio Garças. No local, o Estado entregou ao município painéis turísticos que destacam as potencialidades da região.

Mais uma ação que contribuirá para o ordenamento turístico no Araguaia será a reabertura do parque, unidade de conservação estadual localizada em Barra do Garças. O governador formalizou junto com o prefeito Beto Farias um termo de compromisso apresentando o cronograma das ações que já estão em andamento, para que seja possível reabrir o parque à população. “Não vamos dar datas, mas firmar nosso compromisso de devolver à população um lugar ordenado conforme deve ser legalmente”.

No cronograma constam a reforma e ampliação da guarita principal do parque; elaboração de projetos e execução da adequação da estrada até o mirante do Cristo, do ordenamento do mirante e do centro de visitantes, com compra de equipamentos para sua operacionalização; e da adequação da trilha das cachoeiras. Também são fundamentais a desapropriação do Clube da Maçonaria (que será aberto à população); contratação de empresa especializada para estudo de viabilidade de concessão dos atrativos turísticos; contratação de no mínimo três monitores/guardas de parques e de uma brigada para prevenção e combate a incêndios florestais; e aquisição de um veículo 4×4. O conselho consultivo da unidade já está em funcionamento.

A gerente do parque e analista ambiental da Sema, Cristiane Schnepfleitner, explicou que a reabertura da unidade somente é possível pela união de instituições – Estado, município, MPE e Assembleia Legislativa. “Trabalhamos com três pilares que são a preservação e conservação ambiental e o uso público. Muitas ações já estão em andamento para que ao término delas seja possível que o parque volte à população adequadamente”, explicou.

O prefeito Beto Farias considera que as obras lançadas pelo Governo vão auxiliar fundamentalmente no fomento ao turismo e promoção do desenvolvimento econômico. "Fico tranquilo com a franqueza do governador em afirmar que a obra não irá parar e que teremos um local digno para o turismo na cidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...

Réu é condenado a 16 anos de cadeia por assassinato em Sorriso

O tribunal do júri da Comarca de Sorriso condenou,...
PUBLICIDADE