Entre mais de 700 projetos de 24 estados do país, Mato Grosso garantiu lugar na lista de selecionados da terceira edição do InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups. Os três projetos mato-grossenses foram selecionados nas categorias Serviços, Tecnologia da Informação (TI) e Agronegócio.
O InovAtiva Brasil é um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para capacitação, mentoria e conexão com o mercado voltado a novas empresas nacionais. Nesta edição, a maior parte dos projetos escolhidos é das modalidades Tecnologia da Informação (TI), com 244 propostas, e Serviços, que teve 145. Os segmentos saúde (54 projetos) e agronegócio (40) também tiveram participação relevante.
Um dos selecionados é Márcio Okamura que, com uma equipe de pequenos empresários, desenvolveu um equipamento capaz de transformar o plástico já descartado em combustível. O petróleo é um hidrocarboneto e a partir dele é possível produzir querosene, óleo diesel, gasolina e plástico. O que Márcio apresentou ao InovAtiva Brasil é um projeto que praticamente faz o processo inverso, transformando o plástico em um combustível até mais potente que o produzido diretamente do petróleo.
Marcio Okamura desenvolveu um protótipo de dimensões reduzidas, mas afirma que é possível projetar algo maior, que colabore com a redução do lixo plástico enviado aos lixões. “Podemos pensar em máquinas pequenas, que reciclem o plástico do lixo doméstico, ou em projetos bem maiores, em escala industrial”, disse o empreendedor.
A segunda etapa do processo seletivo do InovAtiva já começou. Nesta fase os projetos terão orientação direta de mentores – empreendedores de sucesso, executivos de médias e grandes empresas, investidores e consultores – que ajudarão as iniciativas a se tornarem produtos que possam ser negociados.
Na última fase, os 100 negócios mais estruturados se apresentam para uma banca de investidores e grandes empresas, em São Paulo. Para Washington Fernando, agente do programa em Mato Grosso, “esse é o maior programa de aceleração a empresas inovadoras no país. Ele conta com uma rede de apoio profissional altamente qualificada, um serviço que teria um custo muito alto para empresas nesse momento inicial”.
Além da mentoria e dos contatos, o programa InovAtiva oferece aos inscritos uma plataforma de capacitação em que os empreendedores têm acesso a vídeos, cursos e outros materiais. Também são parceiros o Senai, Sesi, Ministério da Educação, Escritório de Inovação Tecnológica da UFMT, Arca Multincubadora (vinculada ao EIT/UFMT), Sucesso Incubadora, I-deia, Fapemat, Startups MT e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci).