O Hospital Regional passou a contar, desde ontem, com mais 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e quatro de Pediátrica. A ampliação de leitos faz parte do planejamento da Secretaria Estadual de Saúde para atender maior número de pessoas, interiorizando e regionalizando os serviços. Os quatro leitos de pediátricos e seis leitos neonatal são no regional. Já o Hospital Santo Antônio, conveniado ao Sistema Único de Saúde, conta com 7 leitos de UTI neonatal.
A estrutura no Hospital Regional começou a funcionar efetivamente no dia 7 do mês passado, quando recebeu a primeira paciente na unidade pediátrica. Ontem, conforme a direção, todos os leitos pediátricos e um da UTI neonatal estavam ocupados. Eles foram inaugurados no dia 12 de junho pelo governador Pedro Taques. Desde então, os equipamentos terminaram de ser instalados e foram calibrados para poderem funcionar.
Já a UTI do Hospital Santo Antônio voltou a funcionar nesta segunda depois da renovação do contrato existente com o governo. A decisão de renovar o contrato foi tomada após reunião realizada no dia 11 de junho, em Sinop, entre o vice-governador Carlos Fávaro, o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, com articulação do deputado federal Nilson Leitão, e diretores da unidade hospitalar. De acordo com a direção do Hospital Santo Antônio, dos 7 leitos 4já estavam ocupados.
Em 6 meses de gestão, o Governo do Estado, já inaugurou 20 novos leitos de UTI no interior, sendo 10 Infantil em Sinop e 10 Adulto em Rondonópolis, no Hospital Regional. O número de UTI pelo SUS será ampliado em 30 leitos ainda este mês com o funcionamento do Hospital São Benedito, em Cuiabá – primeiro hospital público inaugurado na capital após 30 anos e contará com repasse do Governo do Estado no valor de R$ 2 milhões/mês.
(Atualizada às 19:26hs)