O prefeito Adriano Pivetta afirmou que esteve reunido, hoje, com o diretor do Interior da Polícia Civil, Wilson Leite, para mostrar alguns prédios no município. Um deles será repassado para a direção da Polícia Civil com o objetivo de instalar a sede da Delegacia Regional.
Pivetta acredita que até o dia 5 do próximo mês a delegacia já esteja em funcionamento na cidade. “É um ganho muito grande para Nova Mutum, que é uma cidade instalada em um ponto estratégico”. Ele acredita que depois da Delegacia Regional, o município possa ser contemplado com sedes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Instituto Médico Legal (IML).
Conforme Só Notícias já informou, não será criada uma nova delegacia regional e sim a transferência da que está instalada em Diamantino para Nova Mutum. A mudança faz parte do modelo de divisão do Estado em Regiões Integradas de Segurança (RISP).
Leite explicou que as Delegacias Regionais existentes nas cidades-sedes que compõem a RISP têm a finalidade de administrar todas as unidades policiais da circunscrição, além de proceder com planejamentos operacionais de ações de combate à criminalidade na região e adaptar os Núcleos de Inteligências (NI) que dão suporte às investigações.
A Regional de Diamantino, que terá suas instalações transferidas para Nova Mutum, é responsável pelas delegacias dos municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Nova Marilândia, Arenápolis, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santo Afonso, Lucas do Rio Verde, além das cidades de Nova Maringá e Santa Rita do Trivelato, que não têm delegacias instaladas.