segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Serviço de operações especializadas atua nas penitenciárias de MT

PUBLICIDADE

Instituído em 2010, o Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE) já formou duas turmas e conta hoje com 162 agentes penitenciários subordinados às unidades prisionais no Estado . Em Cuiabá, 39 agentes atuam na base operacional no bairro Morada do Ouro. O grupo tem como principais atribuições restabelecer a segurança, a ordem e a disciplina nos estabelecimentos do sistema penitenciário, bem como realizar revistas e atuar em situações que envolvam reféns.

Os agentes trabalham um dia e folgam três e têm entre os itens obrigatórios de segurança um colete balístico com peso médio de três quilos – sem os equipamentos – que é vestido sobre um uniforme que protege os membros. Máscara e capacete são utilizados em situações de risco. Apesar de adequado para a atividade que executam, a vestimenta é um dos desafios enfrentados pelos agentes do SOE no dia a dia, considerando o clima de Cuiabá. Para ser um agente especializado a resistência física é necessária, assim como emocional. Sem ela não é possível aguentar as situações de risco”, explicou o diretor do SOE Anderson Santana da Costa de 38 anos.

De acordo com Costa, o tempo resposta para as cinco unidades da Baixada Cuiabana é de 30 minutos e ações específicas e pré-agendadas são realizadas nas unidades do interior. Ele explica que as intervenções em ambientes prisionais para conter rebeliões, motins, tentativas de fugas, incêndios e outras crises são parte do cotidiano desses homens e mulheres, bem como, a escolta armada de recuperandos.

Todo o material bélico do Estado fica sob a guarda do SOE e é gerido pelo Departamento de Armas e Logística Penitenciária (DALP). A segurança do local é garantida pela localização estratégica da base, que compõe um complexo de segurança formado pelas especializadas da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil. Armas com munição menos que letal e de energia conduzida, lançadores e escudo para preservar a integridade do agente são alguns dos materiais à disposição dos grupos especializados.

Foram esses equipamentos que despertaram o interesse de Ednéia Carlos da Costa, 44 anos, que há 11 anos é agente penitenciária. “Eu sempre trabalhei com carros, em oficina ou vendendo. Mas a minha vontade era trabalhar em um grupo armado, aí entrei para o sistema penitenciário e, assim que pude, fiz o curso do SOE. A oportunidade de participar dessa equipe foi uma realização”, contou Edinéia.

Segundo a agente penitenciária – uma das cinco mulheres no SOE – para exercer a função é realizado um do aperfeiçoamento contínuo, mas o fator preponderante nas operações é o companheirismo, munido pela confiança ao interceder em uma situação de motim ou sequestro, por exemplo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE