PUBLICIDADE

Semana de prevenção ao uso de drogas atrai 1,6 mil pessoas em Cuiabá

PUBLICIDADE

A 13º edição da semana estadual de prevenção ao uso/abuso de drogas, realizada de 19 a 26 deste mês, encerrou suas atividades com saldo positivo. Durante os seis dias do evento, mais de 1,6 mil pessoas estiveram presentes em diversos locais da cidade, assegurando a universalidade das discussões acerca de políticas públicas sobre o tema.

Com objetivo de encontrar caminhos e fortalecer a rede de atenção básica, o evento promoveu debates com apresentação de ações na prevenção, tratamento e repressão ao uso de drogas. “Achei muito enriquecedora essa palestra. Precisamos de mais qualificações como essa, que nos ajudam com informações sobre problemas que vivenciamos no nosso dia a dia”, disse Lucia Heredia, agente de endemias, que participou do seminário ocorrido no dia 24 no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, destacou que o Estado tem por obrigação trabalhar o problema do uso das drogas, tanto as lícitas quanto as ilícitas. “Considerados porta de entrada para as drogas ilícitas, cigarro e álcool são apontados como principais problemas de saúde pública do país, muito maiores que o das drogas ilícitas, e a Coordenadoria de Políticas Estaduais Sobre Drogas (Coesd) fez um bom trabalho abordando a questão. Nosso dever, como servidores, é garantir à sociedade que este tipo de problema tem solução”.

O secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto, comemorou o sucesso do evento, que possibilitou a oportunidade de diálogo entre a rede de proteção e sociedade, a fim de reduzir os danos familiares causados pelas drogas. “A Semana foi muito importante para sensibilizar servidores, técnicos, profissionais que trabalham diretamente com o usuário, alunos e toda comunidade, para que tenham uma visão diferenciada, com as informações necessárias sobre prevenção, tratamento, e também evitar que essas pessoas continuem fazendo uso dessas substâncias psicoativas”.

O coordenador Estadual de Políticas Sobre Drogas, Néio Lucio M. Lima, analisou os propósitos e finalidades do evento. “Tivemos na Semana de Prevenção a oportunidade de começar um projeto de prevenção e redução de danos no sistema penitenciário, com a realização de uma audiência pública pela Assembleia Legislativa e outra na OAB. Realizamos um seminário sobre droga no Fórum de Cuiabá e uma série de seminários sobre prevenção, destinados a agentes de saúde, agentes de endemias e de justiça comunitária”.

Os trabalhos foram encerrados na Escola Estadual Presidente Médici, com alunos da rede pública estadual, onde foi apresentada uma performance teatral seguida de diálogo com perguntas e respostas. “A Semana visou sensibilizar os segmentos sociais, trabalhadores das instituições públicas e privadas de acolhimento aos dependentes químicos, gestores e a sociedade para o fenômeno das drogas, seus danos e consequências do uso”, acrescentou o coordenador.

O evento levou ao conhecimento dos participantes a existência de projetos de prevenção como o “De cara limpa contra as drogas”, “De bem com a vida”, “Rede Cidadã” e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). Oportunizou ainda aos grupos de mútua ajuda, como Alcoólatras Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) para que falassem de suas atividades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu 43% do desmatamento no ano passado, segundo Mapbiomas

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do Mapbiomas,...

Mulher morre atropelada pelo próprio carro em Mato Grosso

Nora Ney Farias de Souza, de 65 anos, morreu,...

Lucas do Rio Verde vai sortear mais de R$ 1 milhão em prêmios no Nota Luverdense

A prefeitura anunciou o retorno da campanha Nota Luverdense,...
PUBLICIDADE